sábado, 24 de julho de 2010

RECIFE ! VENEZA BRASILEIRA !


Localizada às margens do oceano Atlântico, Recife possui uma área de 217,494 km² e uma população de aproximadamente 1.600 habitantes. É classificada pelo IBGE como uma metrópole nacional,e das capitais estaduais uma das mais antigas do Brasil .
Com um grande potencial turístico e forte vocação para o turismo de negócios, frequentemente é escolhida como sede de diversos eventos, como Simpósios, Jornadas e Congressos. O Aeroporto Internacional de Recife é o maior da região em capacidade anual de passageiros e está entre os mais modernos do país, tendo sido eleito um dos 5 melhores aeroportos do mundo pelas companhias de aviação.
O nome "Recife" provém da palavra arrecife, grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais nas suas praias de águas mornas e belas.
O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira" graças à semelhança fluvial com a cidade europeia de Veneza. Cercada por rios e cortado por pontes, a cidade é cheia de ilhas e mangues. Ali acontece o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico. O município conta com dezenas de pontes, entre elas a mais antiga do Brasil, a ponte Maurício de Nassau..Por ser uma cidade sobre ilhas , Recife possui 39 pontes a entrecorta-la ., o que vem torná-la única no Brasil
Recife, por décadas, foi apenas o porto utilizado para escoar a produção local e receber peças da metrópole, Essa situação alterou-se a partir de 1630, quando os holandeses (atraídos pela riqueza da cana-de-açúcar) ocuparam a cidade .Em 1637 Maurício de Nassau assume o governo das possessões holandesas no Brasil.
Culto, Nassau conduziu uma revolução urbanística na cidade: ruas foram planejadas e traçadas, várias pontes foram construídas; Nassau trouxe da Europa grandes arquitetos, engenheiros e paisagistas que deram um ar de metrópole à Recife.
Quando os holandeses foram expulsos, em 1654, Recife tinha-se tornado importante entreposto comercial., o que vem comprovar que a cidade teve papel importante nos mais importantes momentos históricos do Brasil..E a infra-estrutura que se criou ao longo dos séculos para receber os comerciantes é hoje adaptada para receber turistas de todas as partes do Brasil que chegam, atraídos pela riqueza cultural e pelas belezas naturais da região.
“ A ligação da cidade Recife com as águas é uma constante em todos os tempos. Não somente poetas e viajantes mostraram-se fascinados com a sua paisagem, mas também artistas que, desde o século XVII, souberam divulgar a luminosidade das cores de sua paisagem em outros continentes”
assim se expressa o grande historiador Leonardo Dantas .
E orgulhosamente nós recifenses não podemos deixar de chamá-la de Veneza Brasileira !
.

3 comentários:

  1. mana,o que mais adoro ao entrar no seu blog,é a certeza de que,com seu texto,aprenderei mais e mais.Parabens pela historia que vc deu aqui sobre nossa "VENEZA BRASILEIRA",parabens.
    Eu amo essa terrinha de uma beleza natural,com seus defeitos,suas qualidades e,acima de tudo o nosso povo.bs

    ResponderExcluir
  2. Como escreveu Carlos Pena Filho: “...pois é do sonho dos homens que uma cidade se inventa.”, Recife nasceu dos penhascos à flor das águas. Os rios Capibaribe e Beberibe, tão cantados e decantados no frevo e nas marchinhas que só a capital de Pernambuco sabe cantar, desenha Recife, cercando-a de poesia e beleza. E seu nome é rocha de arenito, formadora de piscinas naturais, onde termina o mar e as areias se levantam, desenhando a menina bonita, morena de sol.

    ResponderExcluir
  3. Eitha Recife boa demaissssss, saudadesss dessa cidade Maravilhosa....

    ResponderExcluir