quinta-feira, 29 de julho de 2010

O velho tema : SAUDADE !


"As vezes a saudade é tão grande que a gente não sente mais. A gente é saudade.”


Li essa frase não lembro onde , e lamento não saber também o autor , mas na verdade é de tamanha profundidade que tentar analisa-la me parece difícil.
Quando a gente se transforma , se reveste na própria saudade , como sermos julgados ?
Incapacitados de fugirmos ao passado ? Conhecedores realmente da verdadeira felicidade ? masoquistas ? ou eternos sentimentais deitados na esperança ?
A impressão que eu tenho é de que por mais que tentemos nos esforçar , vivemos sempre acompanhados desse sentimento. Temos saudades da nossa infância , das cantigas de roda, da escola onde aprendemos o ABC, da pureza do nosso primeiro beijo, de músicas que marcaram momentos alegres, de palavras que ficaram nos nossos ouvidos , de preococes despedidas, enfim : de todas as folhas caídas da árvore da nossa existência .
Muitas vezes sentimos até saudades de coisas que nunca fizemos !
Lembro agora uma velha marchinha de carnaval que diz : “ Saudade , palavra imensa/tristeza intensa /que me faz penar / Saudade só tu bem sabes /o bem que fazes ao meu penar .....’ E deve ser exatamente nesses momentos que a gente não consegue ver a saudade como aquela faca cujo gume estraçalha o nosso coração , mas como algo que foi participante do nosso encontro com a felicidade , e é exatamente como escreveu um dia o grande Fernando Pessoa : "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”.
E se hoje , já não possuímos nem podemos mais apalpar o que foi vivido , que fiquem as lembranças, mas sobremodo que fique dentro de nós a certeza de que conhecemos um dia bem de pertinho a felicidade., mesmo que por momentos a gente sinta mesmo que está totalmente vestida em forma de saudade.

3 comentários:

  1. olha mana,eu,agora,mais que ninguem sei e sinto profundamente a danadinha dessa dor no peito. Estar distante dos meus,morando noutro espaço,lugar,faz-nos aguçar mais e mais essa saudade,compartilho com vc cada palavra aqui pronunciada,e bichinha,que saudades dos nossos almoços naquele restaurante ! abraçao

    ResponderExcluir
  2. Nossa tchuca, maravilhoso a definição da Saudade...Vi no google que Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. ...Pra mim a definição da saudade é aquele sentimento que vc sente quando tinha algo bom e que não tem mais.....há dois tipos de saudades, a saudade boa e a saudade ruim, a ruim é aquela saudade de alguém que te fez bem e que por algum motivo não esta mais do seu lado, aquela saudade que vc sabe que a pessoa não vai voltar...aquela que machuca a peito e te mata por dentro, que parece secar o seu sangue, e os teus pensamentos que ja não são mais seus..são de um tempo longe.
    Mas também aquela saudade boa...quando vc por algum motivo esta longe, mas vc sabe que a pessoa ira voltar,ou está presente com vc mesmo longe é esse pensamento que te faz ter esperança para prosseguir, é essa saudade que te faz feliz...e assim como vc é saber que a outra pessoa também esta doida pra te ver e pensa sempre em vc! Essa sim é a saudade boa...

    ResponderExcluir
  3. 29/07/2010 -Saudade pequena (será que existe saudade pequena?) é uma cosquinha no coração. A gente não deveria sentir saudade do sol, porque teremos a lua. A gente não deveria sentir saudade do céu azul, porque o céu cinzento é sinal de chuva. A gente não deveria sentir saudade do amigo, porque o abraço carne-e-ossos do reencontro, apaga o aceno do adeus. Mas a gente sente saudade! Nossos sonhos podem cair no chão como pedaços de estrelas. São sonhos desfeitos. Mas lá vem a saudade e junta todos os pedacinhos, formando a grande e luminosa estrela da esperança. E esperar se parece muito com saudade. A gente não deveria sentir saudade! Mas a gente sente, porque “SAUDADE É O AMOR QUE FICA.”. Saudades de você, Pequena!

    ResponderExcluir