quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TARZAN - O HEROI DA MINHA INFÂNCIA


Que não lembra os velhos filmes de Tarzan ? Aqueles que eram um verdadeiro chamativo para a gurizada , e que nas matinês dos cinemas de subúrbios tinham suas casas lotadas ...
Pois bem, ontem dei uma parada no tempo e assisti dois velhos filmes ainda em preto e branco vividos pelo grande herói e defensor da selva e dos animais , fruto da imaginação e criação do escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs , e protagonizado pelo então atleta e campeão de natação Johnny Weissmuller .
Com roteiro simples , poucas falas , essa figura imaginária do Tarzan , ainda hoje é considerada talvez como o maior mito do século XX na história da sétima arte, e nenhum outro ator foi capaz de interpretá-lo melhor que Johnny Wessmuller , jovem nascido na Romenia , cuja família emigrou para os Estados unidos quando ele tinha apenas 7 anos de idade . Apaixonado por esportes , carregou na sua bagagem 67 recordes de natação, além de dezenas de medalhas e demais premios .
Na década de 30 foi convidado para atuar no cinema , onde imortalizou o personagem Tarzan,, se transformando então no Herói das Selvas, e porque não dizer , o herói da minha infância .
Sempre acompanhado da sua Jane , e do garoto Boy, Tarzan teve também por parceira a macaca Chita , que arrancava risos da meninada em todos os filmes que o Johnny protagonizou .Aliás , poucas pessoas sabem é que este símio é na realidade um macho, mas por exigências do roteiro ele teve que ser tratado como uma macaca.Atualmente Chita tem 78 anos de idade , idade que é raríssima em sua espécie ,enquanto que o seu “ dono” morreu em 20 de janeiro de 1984, em Acapulco, México, vítima de um edema pulmonar.
Hoje , do galã das selvas , resta apenas os velhos filmes e uma pontinha de saudade da minha infância e das matinês num velho cinema do subúrbio onde nasci
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário