quinta-feira, 30 de setembro de 2010

AMIGOS VERDADEIROS


Conheço pessoas que não são como as núvens que passam em forma de ilusões e imágens desenhadas em suas formas .
São pessoas materializadas em poemas talvez nunca escritos, mas inspirados pelos sentimentos mais puros e sublimes, plantados no profundo da nossa alma .
Pessoas simples , verdadeiras , que conseguem perpetuar no chão da nossa existência , o mais belo canteiro , onde a cada instante podemos colher e sentir o odor de uma flor , cujo nome é : AMIZADE
!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

AUTENTICIDADE


Se existe uma coisa que me deixa triste é ver pessoas que vivem e agem na sombra dos outros. Copiam frases, copiam gestos, copiam falas , copiam roupas,copiam opiniões , enfim: verdadeiros papagaios de piratas que por não possuírem devidos valores, vão captando aqui e acolá o que foi dito , falado ou escrito.
Muitas vezes até acintosamente expressam opiniões de outras pessoas querendo fazer crer que todo aquele acúmulo de vocabulários nasceu de suas mentes.
Isso acontece em músicas plagiadas , em poesias enviadas, em cartas de felicitações ou de pêsames e muito mais na política.

(.Para mim isso não passa de uma grande falta de autenticidade) .
Não faz muito tempo ouvi de uma pessoa , que todas as vezes que pensa em enviar um recadinho para a namorada , abre um livro ( seja um romance , ou até um livro de poesias ) retira uma frase bonita , e pronto. Segue por email ou até num cartão uma bela declaração de amor.
Essa pessoa pelo menos teve a coragem de dizer que esse é um hábito comum dela .
Outras agem bem pior , porque possuem a audácia de se revestirem em retalhos de outras mil , e com a maior cara de pau recebem aplausos que nunca lhes pertenceram.
Fico pensando aqui com os meus botões , que tipo de gente é essa vestida de espantalho!
Gente que expressa o que não sabe , que fala o que não sente , que promete o que jamais poderá cumprir .
Afinal , todos nós possuímos os nossos valores , sejam imensos ou pequenos , mas o importante é que são nossos, e cabe a nós aprimorá-los sem que precisemos roubar de outrem aquilo que também lhes pertence.
É muito comum em sites, blogs e cartões belíssimos , lermos frases que foram escritas por outros autores , e quem as copiou nem sequer pensou em colocá-las em “ aspas”( no caso de desconhecerem seus verdadeiros donos). E isso me soa como uma grande desonestidade. Desculpem hoje esse desabafo !,

E por desconhecer o autor ou autora de uma fenomenal frase que um dia li , gostaria de transcrevê-la encerrando esse papo nesse inicio de semana meio sem graça para mim :.
Diz a frase : “ Os planetas se orgulham por possuírem brilho e beleza... no entanto NÃO POSSUEM LUZ PRÓPRIA
.”

terça-feira, 21 de setembro de 2010

JAMES DEAN - O MITO DE UMA ÉPOCA


Foi exatamente no dia 30 de setembro de 1955 que o choque de um Porsche em alta velocidade contra um Ford que vinha em diração contrária causou a morte imediata do jovem ator de cinema levando à consternação de todo o mundo. Esse jovem era James Dean que morria aos 24 anos de idade ,mas que apesar da curta carreira, tornou-se o símbolo de uma geração. De temperamento ao mesmo tempo frágil e selvagem, ele representou o ceticismo do pós-guerra e a rebeldia que caracterizou a juventude do século 20. É considerado até hoje um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.
Filho único.,de pais metodistas. aos 8 anos ele já tocava violino e fazia aulas de sapateado. Em 1940, perdeu a mãe vitima de câncer. Com a morte da mãe, foi morar com os tios na Indiana. Considerado uma criança introspectiva, Jimmy, como era chamado, cresceu na fazenda de 300 acres dos tios, ali aprendeu a dirigir trator e ordenhar vacas. Em 1949, Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática. Pouco depois abandonou a faculdade e foi para Nova York cursar o lendário Actor's Studio de Lee Strasberg. Para se manter em Nova York, trabalhou como garçom e cobrador de ônibus
Em 1954, conheceu a jovem estrela, Pier Angeli, para muitos o grande amor de sua vida, mas a mãe de Pier foi contra o relacionamento, pelo fato de ele não ser católico. Jimmy já era conhecido por seu temperamento considerado até selvagem por alguns críticos .. Fora dos sets de filmagem, tinha uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si - Paixão que lhe custou a vida!

James Dean teve uma das mais brilhantes e rápidas carreiras na história da sétima arte. Em pouco mais de um ano e com três filmes, nos quais protagonizou alguns dos mais marcantes personagens do cinema norte-americano, ele virou uma lenda. Seu ultimo filme : "Assim caminha a humanidade" , ele não chegou a assistí-lo porque quando acabou de filmá-lo,Dean partiu no seu Porsche para participar de uma corrida em Salinas na California . Mas no caminho bateu violentamente num Ford sedan e morreu na hora.
Dean viveu a vida intensamente , e entre tantas frases de rebeldia ditas em entrevistas , uma ficou para sempre na sua curta passagem pela vida e pelo sucesso :
"Se um homem conseguir vencer as diferenças entre a vida e a morte, se ele
conseguir continuar a viver depois da morte, então talvez ele tenha sido um
grande homem."
[ James Dean ]


.

sábado, 18 de setembro de 2010

CONVERSANDO COM ESTRELAS ...


Debrucei meus pensamentos numa janela de sonhos quando a noite desceu. Olhei para o céu pontilhado de estrelas e senti que aqueles pontinhos luminosos curiosos piscavam para mim como a partilhar de uma conversa imaginária .Não sei ao certo se voei até aquele espaço brilhante , ou se as espalhei nas paredes do meu quarto . Sei apenas que em cada uma , eu revi passagens da minha vida .
Lembrei que quando criança minha avó dizia que eu não devia apontar para as estrelas porque apareceriam verrugas na ponta de meus dedos , e as escondidas eu insistia em contá-las, numa tabuada que parecia nunca ter fim.

Lembrei depois minha adolescência , os sonhos românticos de menina-moça , namoricos a beira da praia onde apenas as estrelas participavam de ternos beijos trocados .
Quantas poesias fiz inspiradas num firmamento repleto de estrelas !

Era como fossemos íntimas confidentes , cúmplices de segredos registrados apenas numa troca de olhar .
Um dia recordo perfeitamente , escolhi um daqueles pontinhos luminosos apenas para mim, e por incrível que pareça eu conseguia localizá-lo, principalmente nas noites de lua cheia quando ( segundo a minha imaginação ) aquela estrelinha caminhava sempre paralela ao brilho da lua .
Hoje , debruço meus pensamentos nessa janela de sonhos , vejo o mesmo céu luminoso e me decepciono por não encontrar mais lá no alto a minha amiga estrelinha.

Imagino que tenha perdido o brilho , ou quem sabe até tenha pertencido a tantas estrelas cadentes(nome dado a um fenômeno astronômico que acontece freqüentemente ).
E embora hoje eu tenha consciência de que as chamadas estrelas cadentes são apenas pequenas partículas minerais que viajam pelo espaço e quando uma entra na atmosfera da Terra, o choque faz com que ela se torne incandescente, prefiro ainda enxergá-las com os meus olhos de criança .
Afinal Bilac também conversou com elas , e quando escreveu o belo poema OUVIR ESTRELAS , pouco fez caso de ser chamado de louco , e como resposta aqueles que duvidavam da sua sanidade deixou escrito para sempre : “ AMAI PARA ENTENDÊ-LAS / PORQUE SÓ QUEM AMA TEM OUVIDOS PARA OUVIR E ENTENDER ESTRELAS"

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PARA SER FELIZ ...


Recebi hoje da minha amiga Roselly , um email cuja mensagem não poderia deixar de transcrever , visto a profundidade das palavras tão necessárias á tanta gente que por motivos as vezes até fúteis se deixa abater num redemoinho de pessimismo . Não conheço o autor , mas parabenizo quem a escreveu .

Para ser feliz...
Faça o seguinte: assopre o pensamento triste,
deixe escorrer a última lágrima,
conte até vinte.
Abra a janela,
aquela que dá para o vôo dos pardais,
procure a luz que pisca lá na frente
(evite as sombras que ficaram lá pra trás).
Ao encontrá-la,
coloque-a dentro do peito de tal jeito,
que possa ser notada do lado de fora;
acrescente agora uma pitada de poesia,
do tipo que passa por nós todos os dias
e nem sequer consegue ser notada.
aumente o brilho ,
com toda a intensidade que um sorriso é capaz.

A felicidade é o seu limite e o paraíso é você mesmo quem faz!


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ABRIR AS PORTAS PARA O AMOR


Quando o amor bate a porta de um coração , não adianta fechá-la a sete chaves.

Não adianta correntes ou grilhões para proibir a sua entrada . Ele entra por uma janela semi aberta, pelo quintal , pelo telhado , sorrateiramente como uma criança bisbilhoteira que quer conhecer a todo custo os 4 cantos dos nossos sentimentos .
Quando o amor insiste em nos envolver , possui as suas artimanhas para nos conquistar .
Chega de mansinho , não insiste , não pede , e lentamente , vai acelerando as batidas do nosso coração...Aprende a cantar as canções que gostamos, faz dueto as nossas esperanças ,ignora as nossas defesas e consegue ver com os nossos olhos , as cores de horizontes sonhados .
E naquela aparentemente minúscula entrada , sementes são jogadas nos canteiros do nosso “eu’.,que uma vez germinadas vão crescendo através de mãos entrelaçadas, olhares de carinho , beijos suaves e instantes de paixão .
Não adianta tentarmos fechar a porta às chamadas do amor.
O seu grito é mais forte que o temor que a gente sente de que um dia ele nos venha fazer sofrer .
Não vale a pena fugirmos ao inevitável .
Nenhum coração é capaz de conseguir o ápice de um sonho quando pulsa sozinho .
São inúmeras as batalhas com o amor . Em muitas conseguimos as vitórias , em outras amargamos derrotas.
Sorrisos, alegrias, lágrimas, esperanças , saudades e despedidas , tudo faz parte desse sentimento , que vence os nossos medos , os nossos preconceitos, as nossas dúvidas e até as nossas possíveis decepções .
Melhor , bem melhor mesmo é abrirmos os nossos braços quando esse hóspede bater a porta do nosso coração ,e não pensar por quanto tempo ele nos fará companhia , porque como afirmou o poeta Sabino Pinho :

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem."

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PEDACINHOS DE SONHOS


“Quero uma casinha branca com varanda/um quintal e uma janela /para ver o sol nascer ...”
Que maravilha ! Acordei hoje escutando ( vinda possivelmente de um rádio um pouco distante ) essa música .
Fiquei como se diz na gíria , curtindo o momento e construindo na minha mente essa casinha em algum lugar .

Como seria bom , parar de repente de escutar o buzinar antipático dos carros , o corre corre dos transeuntes pelas avenidas , não enfrentar as filas nos bancos, nos elevadores , nos super mercados , ter facilidade em encontrar um local para estacionar o carro , caminhar sem medo dos assaltos , e sentir dentro da gente aquela paz interior de morar nesse local imaginário , onde deitada numa rede na varanda , pudessemos apreciar a magnitude do sol nascer ....
Quem não sonha essa beleza de paisagem !
Isso me faz lembrar agora uma frase que alguém um dia me falou e que nunca esqueci : “A vida vale a pena ser vivida porque nela cabe pedacinhos de sonhos” .
E é uma grande verdade ! Não fossem os sonhos , as esperanças , a crença em dias melhores , valeria a pena a nossa luta diária, as nossas lágrimas, as construções de novos planos, a aceitação das decepções , as despedidas , os encontros , ou ainda os momentos em que procuramos eternizar o amor. ? Valeria a pena ?
Enquanto eu aqui escrevendo, sonho com essa casinha branca com quintal , com janela , quantos outros sonhos não estão sendo alicerçados no âmago de cada coração!
O importante mesmo é não deixarmos jamais de sonhar .

E repetirmos para nós mesmos ,a frase que até hoje ainda é o alicerce dos meus dias : ‘ A vida vale a pena ser vivida porque nela cabe pedacinhos de sonhos “. : .

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VIAGEM ...


Imagine que você está a beira mar e vê um navio partindo.
Você fica olhando, enquanto ele vai se afastando, cada vez mais longe, até que finalmente parece apenas um ponto no horizonte – Lá onde o mar e o céu se encontram.
E você diz:
“pronto, ele se foi” .
Foi para onde?
Foi para um lugar que sua vista não alcança. Só isto.
Ele continua tão grande, tão bonito e tão importante como era quando estava perto de você.

A dimensão diminuída está em você, não nele.
E naquele exato momento em que você está dizendo “ele se foi”, há outros olhos vendo-o aproximar-se, há outras vozes exclamando com júbilo: “ele está
chegando”.
(A.D.)

domingo, 5 de setembro de 2010

DEZ ANOS SEM MADRE TERESA DE CALCUTÁ


Madre Teresa de Calcutá, também chamada Beata Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em (Skopje, 26 de Agosto de 1910 —e faleceu em Calcutá, 5 de Setembro de 1997 , exatamente há dez anos ,então com 87 anos de idade O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Templeton Prize, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Madre Tereza sempre alicerçou seus atos nessa expressão : “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. E assim criou as missionárias da caridade, aonde todas as freiras iriam ajudar não à ela, mas a todos os necessitados..
No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.
Transcrevo os dois pensamentos mais importantes na vida dessa maravilhosa mulher , palavras ditas com o coração onde ela esternava na caridade e na luta pela paz a sua espera no desejo de um mundo melhor :

"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha." [ Madre Teresa de Calcutá ]


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

"Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...Mas o que é importante não muda... a tua força e convicção não tem idade. O teu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida." [ Madre Teresa de Calcutá ]
.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MEU PRIMEIRO AMOR .


Para falar sobre o meu primeiro amor ...
precisaria existir ainda tanta coisa
dentro de mim !!!

Seria necessário
o encanto da aurora,
a pureza dos meus verdes anos,
o chilrear dos pássaros,
e a doce ternura
de um beijo roubado...

A culpa eu sei,
não é do vento ,nem do tempo,
nem da chuva...
É que a gente vai crescendo !
Aquela poesia aos poucos
morrendo,
e outros sonhos
tomando o seu lugar .

O meu primeiro amor
teve um gosto ameno,
sereno,meigo e angelical.
Teve a doçura dos brinquedos
das crianças...
Era eu menina de tranças
e ele um loirinho tímido
sem igual !

Era suave como o cair da noite
num céu estrelado...
Risonho , alegre,
despreocupado .
O meu primeiro amor
teve gosto de fruta,
teve aroma de flor !

Ah ! Meu primeiro amor !
Faz tanto tempo
que ele aconteceu ...
Que as vezes pensativa
me pergunto :
" Terá morrido ele
ou morrido eu ? "

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A POESIA DE CORA CORALINA


Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás.

Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno. Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro,” Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais.” Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas viveu por muito tempo de sua produção de doces, até ficar conhecida como Cora Coralina, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.Muitos foram os poemas deixados por Cora Coralina .Entre eles , esse que amo de paixão , e faço questão de transcrever:

SABER VIVER

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar !

(Cora Coralina )

FIM DO MUNDO OU UM NOVO MUNDO ?


Ontem num encontro com amigos , o assunto se concentrou sobre o possível fim do mundo no mês de dezembro de 2012. E ouvindo as mais diversas opiniões ,( algumas até exaltadas ), simplesmente afirmei que não acredito absolutamente nessa previsão., porque o crescimento da ambição desenfreada na humanidade , o disparar sempre maior da impunidade,o povoamento catastrófico do egoísmo ,a falta de fé e desamor que hoje assistimos , para mim , já representa o fim do mundo.
.Basta que analisemos as manchetes em jornais, rádios e tvs cujas noticias abrem telas gigantescas aos nossos olhos,e onde vemos os mais chocantes homicídios, estupros , violências nas ruas, nas escolas, nos lares , e nas avenidas!
Basta que observemos a injustiça na Justiça, o temor na Segurança , e os profissionais das mais diversas classes dia a dia mais desacreditados!
.Basta que sintamos na pele o fim dos bons sentimentos , isso , já significa o caminhar lento para um futuro sombrio .
Esse fim do mundo previsto para dezembro de 2012 ,e que já se tornou até tema para filmes e inúmeros questionamentos., sinceramente não consigo aceitar .
Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto... e esse perto vai se tornando cada vez mais longe , essa é a verdade .
Para mim , repito ,tudo isso é resultante de problemas, angustias e crises existenciais, que assolam a humanidade mais e mais mergulhada em abismos de revoltas e conflitos , onde para muitos "o pão nosso de cada dia" se resume a uma simples fatia em bocas famintas ...,
Quisera eu que acabasse mesmo muita coisa em 2012 !.

Que acabasse essa onda de violência que vivemos , que findassem as guerras alicerçadas numa “paz” que retarda sempre a sua chegada , que não mais poluissem mares e oceanos , que fossem destruídas todas as armas nucleares, que as drogas sumissem do nosso planteta, que houvesse mais respeito entre as Nações e que as bandeiras representantes de todos os países possuíssem apenas a cor branca .

Talvez assim pudessemos realmente assistir não a esse fim do mundo tão temido , mas ao nascimento de um novo mundo onde a paz, e o amor de mãos dadas , caminhariam em direção a novas esperanças mais concretas e mais verdadeiras .