sábado, 18 de setembro de 2010

CONVERSANDO COM ESTRELAS ...


Debrucei meus pensamentos numa janela de sonhos quando a noite desceu. Olhei para o céu pontilhado de estrelas e senti que aqueles pontinhos luminosos curiosos piscavam para mim como a partilhar de uma conversa imaginária .Não sei ao certo se voei até aquele espaço brilhante , ou se as espalhei nas paredes do meu quarto . Sei apenas que em cada uma , eu revi passagens da minha vida .
Lembrei que quando criança minha avó dizia que eu não devia apontar para as estrelas porque apareceriam verrugas na ponta de meus dedos , e as escondidas eu insistia em contá-las, numa tabuada que parecia nunca ter fim.

Lembrei depois minha adolescência , os sonhos românticos de menina-moça , namoricos a beira da praia onde apenas as estrelas participavam de ternos beijos trocados .
Quantas poesias fiz inspiradas num firmamento repleto de estrelas !

Era como fossemos íntimas confidentes , cúmplices de segredos registrados apenas numa troca de olhar .
Um dia recordo perfeitamente , escolhi um daqueles pontinhos luminosos apenas para mim, e por incrível que pareça eu conseguia localizá-lo, principalmente nas noites de lua cheia quando ( segundo a minha imaginação ) aquela estrelinha caminhava sempre paralela ao brilho da lua .
Hoje , debruço meus pensamentos nessa janela de sonhos , vejo o mesmo céu luminoso e me decepciono por não encontrar mais lá no alto a minha amiga estrelinha.

Imagino que tenha perdido o brilho , ou quem sabe até tenha pertencido a tantas estrelas cadentes(nome dado a um fenômeno astronômico que acontece freqüentemente ).
E embora hoje eu tenha consciência de que as chamadas estrelas cadentes são apenas pequenas partículas minerais que viajam pelo espaço e quando uma entra na atmosfera da Terra, o choque faz com que ela se torne incandescente, prefiro ainda enxergá-las com os meus olhos de criança .
Afinal Bilac também conversou com elas , e quando escreveu o belo poema OUVIR ESTRELAS , pouco fez caso de ser chamado de louco , e como resposta aqueles que duvidavam da sua sanidade deixou escrito para sempre : “ AMAI PARA ENTENDÊ-LAS / PORQUE SÓ QUEM AMA TEM OUVIDOS PARA OUVIR E ENTENDER ESTRELAS"

Um comentário:

  1. mana,obgda pelas palavras deixadas no hotmail...e,entrando no seu blog,vejo-a falar sobre ESTRELAS!!! conscidencia novamente? rsrs mana,qta sintonia!!!DEUS é nosso pai e criador,e,cada dia mais me convenço dessa verdade!Sendo que,"nossa estrelinha" mana,está no nosso coraçao,nossa vontade,nossa decisao!!! ela brilha eternamente,mas,as vezes colocamos um pano escuro para ofuscar seu brilho natural,expontaneo...mas que ela brilha eterna brilha! bs

    ResponderExcluir