sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

LIVRO DE VIDA


Todo Natal eu envelheço cronologicamente mais um ano , e se fosse calcular quantas folhinhas já arranquei no meu calendário de vida , por certo daria um livro com um bom número de páginas.
É curioso a gente pensar como esse eterno clandestino chamado TEMPO se infiltra lentamente nos nossos dias , no nosso físico , nas nossas experiências e nos nossos valores .
Abrimos e fechamos cortinas com paisagens diferentes , recebemos vaias e aplausos nos palcos da vida ,conhecemos o frio da solidão , o ardor das paixões,o renascer de esperanças, e nos descuidamos na maioria das vezes de olharmos o relógio do tempo que por sua vez caminha seus ponteiros mais e mais para a frente .
Lembro os meus vinte , trinta , quarenta anos , como se tivessem acontecido ontem, mas que num piscar de olhos passaram por mim num correr tão vertiginoso como o escoar da água por entre os dedos.
Caminhei muitas estradas, plantei muitas flores ,chorei muitas despedidas , criei atalhos, ultrapassei muitos obstáculos, e fui também derrotada em muitas batalhas que a vida me presenteou.
Muitas histórias eu teria hoje para contar...mas o tempo urge e eu preciso continuar .
Seria uma deslavada mentira se eu afirmasse que não carrego nas costas uma grande mochila cheia de saudades , mas inútil também seria pensar em retroceder um tempo que já se foi.
Joguei todos os jogos que a vida me convidou a participar sem jamais me vestir em glórias quando saía vencedora .
Arquitetei sonhos que se desmoronaram no primeiro impacto de uma decepção .
Caí inúmeras vezes , e outras muitas prossegui a caminhada mesmo repleta de profundas cicatrizes .
Quantas e quantas pessoas passaram na minha vida , e em quantas vidas eu também passei !
Quantas partiram sem um adeus ,e quantas vezes parti também sem me despedir !
Cada ruga hoje no meu rosto parece carregar uma história bem ou mal vivida .
Todo Natal , é verdade que envelheço mais um ano , mas sei que ainda possuo no meu livro de vida , algumas páginas em branco , e certamente antes de encerrá-lo muitas outras histórias eu ainda terei tempo para viver e contar .

4 comentários:

  1. mana,AMEI SEU ASTRAL!!! é isso aí mana...nossas páginas existenciais sao feitas para percorrermos na alegria...tristeza (crescemos a cada sofrimento)...saudade...as dores fisicas e interiores...e assim,vamos tentando desenhar tais restantes de páginas,DA MELHOR MANEIRA QUE DEUS espera de nós...pq,nossa experiencia de tempo obriga-nos a qualificar essas brancas páginas restantes...e poe restantes nisso ! bs

    ResponderExcluir
  2. Vc já tem a imortalidade : é poeta !

    Eu adoro essa minha amiga.
    Se soubesse
    lhe daria versos,
    para encher uma só linha
    entre todas suas
    futuras páginas em branco.

    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Se você fosse diferente, Pequena, não seria humana. Não seria poeta! Não veria o mundo com os olhos de quem sabe ver poesia nas pedras. Não teria a alma sonhadora, semeando sonhos feitos de esperança. Não saberia olhar o passado sem chorar, mas trazendo para o presente as lições aprendidas, a alegre certeza da vitoria, a coragem de poder dar sempre um passo em direção ao futuro, mesmo sendo passos vagarosos e cansados.
    Parabéns!
    Edla

    ResponderExcluir
  4. To aki viu baixinha amadinha, kkkkkkkkkkkkkkkk
    Com muita alegria e prazer por ter voce como MINHA QUERIDA AMIGA!!! e me deliciar com seus escritos, PARABENS PRA VOCE VENCEDORA!!!!

    PS: CONTINUO SENDO SUA FÁ, VIU?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Bjokas com todo meu carinho, respeito e admiração
    Sua AMIG@ sempre

    ResponderExcluir