quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL MAMÃE !


São inúmeras as lembranças que trago de Natais passados . Lembranças de amores vividos , de festas alegres que freqüentei , de jantares com amigos , serestas a luz da lua , brincadeiras com troca de presentes , enfim : recordações que se tornam vivas a medida que deixo desfilar na minha mente cada carinho e sorriso apetecido.
Um Natal no entanto , exatamente no ano de 1983 foi talvez o mais importante na minha vida .Geralmente no dia 25 de dezembro eu sempre era acordada por minha mãe , que entrava cedinho no meu quarto e me abraçando cantava o tradicional “ parabéns pra você” ( por se tratar também da minha data natalícia).
Naquele ano , para minha surpresa ninguém me acordou .Levantei as pressas e vi que tinha sido colocada por debaixo da porta uma cartinha para mim . E na íntegra transcrevo aqui o teor da mensagem recebida , escrita por minha saudosa mãe :


“ Rose querida , um Natal não muito distante eu escrevi uma cartinha para Papai Noel, pedindo uma boneca., e aguardei com ânsia o tão esperado dia .Coloquei meus sapatinhos debaixo da cama e fui dormir .Quando o dia raiou , os meus sapatinhos estavam tão vazios como na noite anterior.Não me desesperei e continuei na cama . Estava quase adormecendo , quando exatamente as 10,35 , Papai Noel chegou e de mansinho colocou ao meu lado a boneca mais linda do mundo.Uma bonequinha de carne e osso ! Essa coisa linda foi você!
Eu adoro o Natal e sou eternamente grata a Deus por ter me dado você , ainda mais , na mesma data do seu Filho. Todo carinho e amor do mundo . Beijos da mamãe , Odete.”


Impossível descrever o que senti com aquela mensagem tão bonita e tão diferente que recebi naquele Natal de 1983.
Desde então eu costumo ler no dia de natal essa cartinha escrita tantos anos passados , e é impossível negar o mundo de saudades que invade o meu coração .
Hoje não a tenho mais ao meu lado , mas onde quer que esteja ,ela sabe perfeitamente que se fui na sua vida a boneca mais linda que Papai Noel lhe ofertou , para mim ela foi e sempre será a melhor mãe do mundo que Papai do Céu me deu !

4 comentários:

  1. Rosa de minha sempre viva !
    Vc me emociona.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. PEQUENA ROSA, não se pode descrever o que está escrito com a alma e o coração. Apenas digo: MÃE NÃO MORRE NUNCA! E deixo para você esse poema de autor desconhecido, o qual diz um pouco do que eu gostaria de dizer sobre este seu comovente artigo:
    ETERNAMENTE MÃE
    MÃE...
    que na presença constante me ensinou
    na pureza do seu coração a vislumbrar
    caminhos...
    MÃE...
    dos primeiros passos, das primeiras
    palavras...
    MÃE...
    do amor sem dimensão, de cada momento,
    dos atos de cada capítulo de minha vida
    não ensaiados, mas vividos em cada
    emoção...
    MÃE...
    da conversa no quintal, do acalanto do
    meu sono aquecido de amor, aninhada
    em seu coração...
    MÃE ...
    do abraço, do beijo que levo na
    lembrança...
    MÃE...
    é você que me inspira a caminhar...
    MÃE...
    a presença de cada passo que o
    tempo não apaga: por mais longo
    e escuro que seja o caminho, haverá
    sempre um horizonte...
    MÃE...
    Mulher a quem devemos a vida,
    que merece o nosso respeito,
    nossa gratidão e nosso afeto.

    ResponderExcluir
  3. mana querida,nem sei como estou escrevendo aqui!as lágrimas sao tantas...tenho que manter distancia do pc...e a visao nao ajudando muito...vc me levou ao mundo das "nossas maes amadas" !!!
    é emoçao pra lá de retada!!!
    e,a maior alegria,e,num dia tao especial,vc sentir,nessa folha amarelada pelo tempo,sua mae "presente" junto a vc nesse santo dia...parabensssssss,adoro vc!

    ResponderExcluir
  4. Tchuca,
    Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer sua mãe, mas pelo que vc me fala, a Bertha e outras pessoas especiais que tiveram o privilégio de conhecê-la , dizem a grande mulher que ela foi!
    Um grande beijo
    Roberta

    ResponderExcluir