sábado, 6 de novembro de 2010

ACEITAR O PASSAR DOS ANOS.


Li uma frase , de tamanha profundidade que faço questão hoje de comentá-la!
Diz o autor ( que infelizmente não sei o nome )que :
“ A velhice não precisa ser mascarada, para aparentar aquilo que não é”.
E abro uma análise sobre a dificuldade que muita gente tem em não encarar de frente o passar dos anos , e consequentemente aceitar a chegada da velhice, brigando diariamente diante de um espelho , não aceitando as rugas , a flacidez, os cabelos brancos , esse todo enfim que constitui as marcas do tempo . Para essas pessoas a velhice se torna alquebrada, solitária , suscetível, acomodada em saudades e temerosa do passar das horas .E essa batalha que parece não ter fim vai tomando os espaços de um presente que pode e deve ser vivido.
A velhice não precisa realmente de máscaras para aparentar uma etapa que aconteceu nos verdes anos. . Eu por exemplo sou convicta hoje que sei melhor refletir , enxergar melhor e ouvir melhor os meus sentimentos.e mesmo sabendo que a juventude jamais voltaria ainda que eu fizesse mil plásticas , freqüentasse dezenas de academias e me enchesse de botox – essa inútil máscara que só iria fazer com que eu aparentasse aquilo que não sou mais .
Envelheci é verdade, e dos anos vividos só trago lições !
Nada hoje me parece passageiro, , nada hoje apressa meu passo, nada hoje me faz colecionadora de mágoas ou decepções .

Não culpo ninguem dos tombos que levei na vida. Todos foram motivados de descuidos na maneira de caminhar .

As folhas verdes da minha árvore já faz tempo ficaram amarelecidas , mas nem por isso deixo de abrigar na sua sombra cada viajante que passa e precisa descansar.
Se na juventude produzi muito , não vai ser por isso que hoje ficarei abalada com as minhas limitações.

Amo todas as minhas saudades .Elas serão sempre para mim , pedacinhos coloridos de alegrias que conheci.

Não preciso de máscaras para esconder o passar dos anos .Quero cada dia mais reconhecer o meu perfil no espelho da vida, e sentir que o tempo não modificou em nada todas as minhas verdades e todas as minhas decisões, ainda que muitas outras rugas com certeza , surjam amanhã no meu rosto..

4 comentários:

  1. mana,cada dia a admiro mais e mais!!!vc tem uma forma de escrever tao sua,que tras à tona sua alma desnuda!parabens! realmente mana,NUNCA devemos nos arrependermos do que fizemos ou passamos...se alegrias ou tristezas,as buscamos!bs

    ResponderExcluir
  2. Tchuca adorei seu texto, tem a sua cara mesmo....
    Parabéns mais uma vez pelo seu blog e deixo aqui minha admiração e eterna gratidão por ter conhecido, participado e vivenciado ao lado de pessoas como vc a Bertha com extrema experiência.
    Aprendi muito com vcs.E mais do que nunca hj vcs são mais do que minha família.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por estar aí num cantinho da sua ternura. Imagine! um dia já fui um anjo azul para a minha querida e inesquecível Detinha.
    Concordo que a velhice nos dá muita lição. Apesar dos passos não tão firmes, mais a cabeça, ao contrário, encontra pensamentos mais sólidos, mais lúcidos. Como vc diz, as folhas amarelam, mais cairem faz parte, mais que bom que árvore continua de pé.
    Obrigada pela bela homenagem. Só uma ótima poetisa como vc é capaz disso.
    bjin Sá

    ResponderExcluir
  4. Amorosa

    Afeto gravado

    No canto da prosa


    Lembrança de uma rua

    Recinto templário

    Varanda dos Caprichos

    Ilusões condensadas.


    Olhar feiticeiro

    A mesma risada

    No tempo guardada.


    Agora é presente

    Futuro passou

    Vivemos ausentes

    Amizade ficou.


    Rosa

    Veterana jornalista

    Da prosa e do verso

    linguagem bordada de estrelas

    perfume fraterno


    Sempre bem vinda

    Com ou sem mistério

    ResponderExcluir