quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FUSCOMANÍACA


Em matéria de carro , não posso negar sou realmente uma “fuscomaníaca”. Minha paixão pelo Fusca vem de quando ganhei do meu pai ao completar 18 anos o meu primeiro carrinho.Sei que para alguns ele não passa de um projeto arcaico, para mim no entanto um projeto eterno.Já possuí nesses anos muitas outras marcas de carros , mas sempre gostei de ter um fusquinha na minha garagem. Sua criação ( embora poucas pessoas saibam ) aconteceu na década de 30 quando na Alemanha Ferdinand Porsche a pedido de Hittler deu início ao seu trabalho., cujo rendimento não foi satisfatório, tendo sido no entanto aprimorado com sucesso em 1935, e batizado então como o “ carro do povo”.Sua importante atuação aconteceu na eclosão da Segunda Guerra Mundial quando agiu como veiculo de guerra devido a sua refrigeração a ar , que facilitava até a travessia em desertos .No entanto terminado o conflito, o modelo foi quase a falência , tendo sido retomada a produção alguns anos depois pelo inglês Henry Hirst .Os primeiros fuscas importados chegaram ao Brasil nos anos 50, e o interesse pelo carro foi tanto que em 1957 ele começou a ser produzido também no nosso país.E a procura desse “carrinho” foi tão grande que entre 1959 até 1996 ( mesmo tendo sido suspensa pela Wolkswagen a sua fabricação desde 1986 até 1992) foram vendidos no Brasil 3,3 milhões de fuscas .Para mim, eterna amante do fusca,mesmo com os seus 70 anos de idade esse carrinho vovô será sempre um dos mais queridos na historia do automobilismo,único automóvel que em 1993 a pedido do Presidente Itamar Franco voltou a sua linha de produção, que lamentavelmente foi encerrada em 1996. Inegavelmente sou mesmo uma fuscomaníaca ! E ninguém pode imaginar o que sentí quando exatamente quatro meses passados tive o meu fusquinha 94 roubado.Infelizmente não consegui até hoje recupera-lo.Mas na minha garagem já possuo outro fusca ,dessa vez um 96,e assim desafiando os novos modelos e os mais variados lançamentos das grandes indústrias automobilísticas, eu continuo com esse vovô, que mais que um carro ,é símbolo de uma historia linda a se contar .

3 comentários:

  1. Rosa,

    Nos conhecemos em 1964 , e você tinha um fusquinho amarelo,novinho na garagem.Naquele tempo era um luxo ter um carro, e era um charme mulher dirigindo um fusca. Meu primeiro fusca eu comprei em 1974. Nunca gostei de dirigir. Fico suando frio, quando tenho que estacionar. Procurar estacionamento então, nem se fala ! Gosto de dirigir na estrada, esperando chegar em algum lugar, ouvindo música, pensando e cantarolando. Nasci pra ser dirigida. Nasci pra ser (o)fusca.

    Mas que texto , ótimo!
    Eu sempre adorei ler você, ouvir você !
    Em 64 eu tinha 13 anos, e as tuas histórias, viagens, me encantavam !
    Eu decorava teus poemas ...
    " Tudo passa
    como passa a alegria do menino
    que brinca com a bola..."
    Sempre sonhei com um reencontro. Tava no destino, como aquelas revistas "Destino", que a gente lia , por amor às fotonovelas.

    Um beijo, minha querida !

    Postei esse texto, no cariricatuas. Foi iresistível !

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  2. mandei a mensagem para outro texto. Lacites "tá" louquinha, mas é que amo mesmo o FUSCAAAAAAAA. Estou tentando mandar a prova dessa paixão.rs

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