sábado, 30 de outubro de 2010

OLINDA - primeira capital de Pernambuco




Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade e berço da cultura brasileira, Olinda é pura beleza e arte nas ruas de seu sítio histórico, inspiração para vários artistas plásticos que escolheram a cidade para montarem ateliês, galerias e museus. Foi a primeira capital de Pernambuco e deve ser também um dos primeiros lugares a serem visitados quando se chega a Recife.
Com suas igrejas, seminários e casarios, a cidade atrai visitantes de todas as partes do mundo.
Quem chega a Olinda se encanta.!
Os guias mirins são ótimas companhias para conhecer a cidade . Explicam de forma rimada e muito engraçada toda a sua história. Com eles, se pode conhecer os Mercados da Ribeira, do Varadouro, o Mirante do Alto da Sé, o Seminário, o Museu de Arte Sacra, entre outras construções que levam o visitante ao passado.
O circuito das igrejas também merece um destaque especial. Existem inúmeras delas, dedicadas aos mais diferentes santos, além dos nichos espalhados pela cidade, que contam a trajetória de Jesus até o calvário.
Juntamente com os carnavais do Rio de Janeiro , Recife e Salvador , o carnaval de Olinda é dos mais famosos do Brasil.Para quem não sabe ,uma característica desse Carnaval pernambucano é que os festejos são protagonizados pelo POVO . Não há sambódromos,nem trios elétricos: a animação e o ritmo são mantidos pelos populares, que formam grupos de todos os matizes, com variados instrumentos e tocando as músicas que desejarem. E é essa alegria contagiante , que leva centenas de turistas que vêm a Recife , dar uma esticadinha de apenas 6 quilometros , e conhecer além de tudo de belo que possui Olinda , as lindas praias de águas mornas existentes também na nossa primeira capital.

Um comentário:

  1. mana,vc me "transportou" para essa cidade linda..." Ó LINDA " na sua primeira IMPRESSAO. Recordei meus carnavais nas ladeiras de OLINDA,com os bonecos gigantes,e,como vc mesmo descreveu "PROTAGONIZADOS PELO POVO".
    Um carnaval de PAZ,sem violencia como nas outras capitais,digo de "peito aberto"...nao existe confusao num período em que,muitos dos fulioes aproveitam a deixa para EXTRAVASAR nas bebidas. Aqui,nossa! A turma ja é acostumada a "COMER AGUA" todo santo dia...entao,qdo chega carnaval,a coisa piora em muito!!! E,confusao na certa!Conheço muita gente daqui que,nao se atrevem mais a "pular o carnaval",mesmo nos ABATÁS,que permitem melhor acompanhamento nos trios eletricos...mas,ano passado nem isso escapuliu da violencia.parabens mana,bs

    ResponderExcluir