domingo, 16 de agosto de 2009

SABER ENVELHECER


Será que eu envelheci com o passar do tempo? Será que depois das rugas e dos cabelos brancos eu aprendi que amadurecemos realmente através das dores e das lágrimas ? Será que os meus erros vividos serviram fielmente de lições, ou eles foram apenas experiências que eu precisava sentir e vivê-las ?? Muitas vezes me faço esses questionamentos e chego a conclusão que é o próprio contexto do nosso viver que diariamente nos faz ver novas paisagens, traçando até um novo perfil no espelho da realidade., e sem querer vamos sentindo que não temos mais espaço para nos apegarmos a bobagens , briguinhas atôas , rancor exagerado, remoer mentiras escutadas ou as tantas crenças que um dia nos prendemos . É quando eu sinto realmente que envelheci ! Envelhecí com as experiências , mudei através das decepções ,através das lacunas que não procurei preencher, através das mentiras que ouvi ,das traições que sofri .e até dos momentos de paixão ou luxuria que desfrutei . . E esse envelhecimento me deixa feliz. . Feliz porque sinto que esse tempo se constitui numa liberdade que jamais conheci.Feliz também porque vejo melhor no mundo pessoas especiais que merecem minha ternura e o meu amor . Envelheci feliz porque sinto que ainda tenho mãos fortes para construir novos canteiros de esperanças,e mais feliz ainda porque nesse amadurecimento encontro hoje muito mais tempo para me amar e me tornar uma pessoa melhor .. E nessa escola dos anos , das rugas , do tempo e da vida eu não posso nem tenho o direito de mentir afirmando que sou hoje a mesma mulher que fui ontem. Eu envelheci é verdade , mas não me enclausurei em idéias passadas , nem me assusta o novo. .Não estagnei no que conheci ou naquilo que aprendi , mas abro os braços e lido com serenidade as inovações do processo natural da vida . E cada dia que passa reconheço que mesmo não vivendo hoje os verdes anos de ontem, ainda tenho muito a aprender nesse tempo que bem posso chamar de envelhecimento feliz!

3 comentários:

  1. Rosa
    Acho que realmente é uma benção o envelhecer hoje, assim com esta maturidade. Melhor ainda quando conseguimos até olhar de forma diferente, especial, para aqueles que um dia nos decepcionaram ou nos prejudicaram. Afinal tudo ja mora no passado e nossos olhos devem enxergar o presente com perspectivas para assegurar um futuro que descohecemos e com o qual não devemos nunca nos preocupar
    Bjo no coração

    ResponderExcluir
  2. Bela é a postura de envelhecer sabendo envelhecer, e a idade mais bonita não é a da adolescência ou da juventude ou mesmo a do idoso. A idade mais bonita é a que estamos. É o tempo que vivemos.Saber envelhecer nos eleva para além das realidades. Envelhecer sabiamente é ganhar tempo do tempo. O tempo exato para saber compartilhar. Saber envelhecer é estar de bem com a natureza. É gostar-se como se gosta dos amigos,de pássaros, dos aniumais, da flor, da fonte cristalina, da inocência da criança! Saber envelhecer é ver o mundo com os olhos do coração de Deus. E isto é um eterno aprendizado que vc, Pequenina, está fazendo.

    ResponderExcluir
  3. mana,que bom saber que nao sou a unica a "envelhecer" com toda juventude no ar! parabéns pela forma escrita sobre tal tema,parabens!bs

    ResponderExcluir