quinta-feira, 1 de abril de 2010

QUANTOS ANOS EU TENHO ......


Geralmente quando alguém me pergunta quantos anos eu tenho , me vem imediatamente a mente uma sábia resposta que um dia Galileu Galilei deu a um jovem quando lhe fez essa mesma pergunta. Respondeu Galileu na época com 76 anos , que tinha mais ou menos 10 ou 12 anos .Isso porque seria aproximadamente o período de vida que possivelmente lhe restava para viver., e que ele deveria vivê-lo a partir de então , intensamente.
Sábia e maravilhosa resposta !
Se formos na verdade analisarmos os anos vividos e os possíveis outros que virão, chegamos realmente a conclusão de que o ontem é uma página virada sem outras perspectivas , Afinal , boas ou más já foram escritas e lidas.
Os amores, as ilusões, os orgasmos, os sorrisos, as lágrimas , os gestos, as carícias ficaram armazenadas nos 50 , 60 ou 70 anos que já consumimos e usufruímos . Daí pra frente , tudo é um novo engatinhar pela vida, uma espécie de renascimento que já não nos trará anos tão longos como os que já vivemos.
Daí porque , penso eu , que vale a pena ainda investir nessa nova etapa , uma vez que os ponteiros do relógio já não caminham tão lentos, e os dias já não são compridos
Não importa os anos que temos .Importa sim , os que teremos ainda pela frente. E é válido sabermos que essa nova idade é exatamente aqueles anos que nos restam, e temos que vivê-los com o mesmo dinamismo , com a mesma alegria , com os mesmos sorrisos das crianças que possuem 7, 8 ou 10 anos de idade , e que pouco fazem caso da palavra “ amanhã “.

3 comentários:

  1. O tempo das experiências não se mede em segundo, minutos, horas dias ou anos, uma vez que podemos ter experiências em um minuto que valerão por toda uma eternidade. Portanto, somos o que vivemos e como vivemos.
    Seu texto é mais que um simples texto. É uma oportunidade de para refletirmos sobre a maneira de se viver o processo do envelhecer cronológico pensando o novo. Tirando o máximo de vantagens positivas daquilo que somos capazes de fazer, porque cada idade tem sua competência específica. Deixo também este pensamento:
    “Não fosse a lembrança da mocidade, não se lamentaria a velhice...Pois o velho, em seu gênero, é decerto uma criatura tão perfeita como o moço, na sua.”

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. mana querida,que maravilha voltar a esse mundo chamado net! Li seu ultimo texto,rsrsr,só vc para expressar tao bem sobre a curiosidade nas idades,rsrsrs,amei!
    Principalmente seu final...realmente,nada importa qdo se tem a idade na mente...nao é a cronologica,essa,tem seu próprio tempo sabiamente,mas a da nossa mente,essa sim,importantissima! e,com sinceridade,embora eu tenha passado por experiencias que denotam minha idade cronologica,adoro sentir "minha eterna juventude" na minha mente,no meu estado d'alma.
    bs saudosos,

    ResponderExcluir