sexta-feira, 26 de agosto de 2011

É A VIDA ....



Aqui estamos nós.

Aí está você. Aqui estou eu .



A partir de agora retomamos o contato com a magia de fazer parte da raça humana., e é preciso viver a sintonia da vida e do universo, sabendo que a cada momento alegrias e lágrimas podem nos surpreender .


A chuva, o vento , as nuvens, os trovões, os primeiros raios de sol irão acontecer , e temos que fazer parte deste espetáculo
Não podemos parar ou retroceder o que fizemos ou sentimos ontem..
O importante é sabermos que fomos capazes de amar , de chorar , de sofrer .
E que cada momento de amor vivido , permaneça para sempre no nosso coração.
O hoje ainda é nosso , ( até quando ... não sabemos ) e precisamos vive-lo dentro dessa sintonia de vida que o universo nos oferece.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Roberta escreve sobre Eliane



Tchuca :






Lendo nem parece que ela se foi, pelo pouco tempo que convivi com Liane percebi que além de guerreira , ela era um anjo que trazia paz , harmonia e alegria na sua casa ... isso eu presenciei de fato. E nunca me esquecerei daquele sorriso, da alegria , dos palavrões , de quando ela sambava kkkkk. Ela juntamente a Isa , aí o mundo parava ...uma xingando a outra , mas com amor imenso. Sei o que você está sentindo , por mais que seja por fora essa pessoa forte e que segura as pontas .Eu sei que só por dentro você sabe, suas emoções e dores. Sei do vínculo de vocês, a amizade sincera , o companheirismo da participação tanto de alegrias e tristezas .
E digo mais, hoje realmente sei que nada é por acaso. Desde o início da doença de Liane , você sempre presente, com seu jeito brincalhão de chama-la de minha loira e ela te chamar minha nega ..rsss.
E mais uma vez não foi por acaso que na hora mais difícil da vida dela , você estava a seu lado, a ultima pessoa a falar com ela, e também a ultima pessoa, mesmo ela sendo teimosa ,ela te segurou pelo pescoço e sentou-se na cama .
Além de Liane ser corajosa , forte e sempre com aquele sorriso aberto, com certeza ela já sabia que seria o ultimo abraço de irmã amiga.E foi isso que ela fez Tchuca ,se despediu com chave de ouro da irmã ‘nêga “,... e a galega partiu para sempre para uma nova vida.
Parabéns pela sua homenagem a ela no seu blog. Mas a maior homenagem que você dedicou a ela , foi o adeus sincero companheiro , e mesmo você com sua dor , permaneceu com Liane até o fim desta vida, e com certeza ela ficou muito grata, e seguiu muito feliz sua nova caminhada .

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Edla também solidária a saudade de Eliane



Mais um email que recebo , desta feita da nossa amiga Edla , onde ela exprime também a saudade que ficou em nossos corações da grande e inesquecível amiga Eliane .

"
Rosa, amiga-irmã, bem merecida, comovente, grandiosa em sua simplicidade, porque saiu dos recônditos de sua alma, essa homenagem à nossa amiga comum: ELIANE, ou Liane, como a chamávamos. Descrever Liane é fácil e ao mesmo tempo difícil. Eu a via assim: Seu nome: SEMPRE. Ela se conhecia bastante para saber quem era, o que queria e a quem queria, desnudando sua alma para mostrar pra valer o que era e o que trazia de mais belo e maravilhoso em seu interior. Todas as dores doem, mas a que mais dói é a saudade. Saudade de Liane e não saber como estancar as lágrimas pela falta de seu sorriso, pela falta de seu bom humor, mesmo quando as dores físicas iam além de suas forças, por sua partida. Liane é isto:
“Mulher Coragem,/que a vida enfrenta só,/no seu barco vai remando/ a corda dá nó.../ Mulher Coragem!.../Mesmo chorando./ Não cruza os braços./ Vai! Enfrenta o terror que a vida te dá.../Mulher Coragem!...não voltes atrás/. Enfrenta tudo e todos, sê forte!/ Deus te há de dar recompensa merecida/se é este nosso destino até a morte./ Então que Ele nos siga a vida./ Mulher Coragem!/De corpo são e braços fortes/Luta pela vida bem merecida, lutando pela sorte;/MULHER CORAGEM!” Liane é isto!!!

Berta comenta minha homenagem a ELIANE `



Escreví na postagem anterior sobre o adeus a nossa amiga Eliane , e Bertha deixou aqui também no seu comentário lindas palavras sobre a nossa inesquecível irmã que tantas alegrias deu ás nossas vidas .
Na íntegra o seu comentário :::::::::::::::::::::;;;;;;;;;;;

"Hei Baixinha, que homenagem linda... Só você mesmo, amiga/irmã dela tão querida para escrever tão belo e tão verdadeiro sobre nossa querida Eliane. Você é sempre perfeita no seu pensamento e tira com suas mãos e crônicas as palavras que estão dentro do nosso coração. Belo demais!!!! Liane deve estar muito emocionada e dizendo: “tu é mesmo exagerada, eu não mereço isso p...”, mas merece e muito, você traduziu tudo que ela é. Parabéns por sua linda inspiração.
É, ainda, um choque falarmos da separação da convivência, principalmente quando é de uma pessoinha tão querida quanto a nossa "LYANE"...
Mas, não pertencemos a este plano e sim ao mundo de Deus onde agora ela se encontra se recuperando e fazendo a festa da alegria do retorno; assim devemos ver sua chegada festiva lá, suas dores que, com certeza, já diminuíram e sua felicidade do reencontro com pessoas, também, amadas, queridas e que ansiavam revê-la. Vamos com alegria rir com ela, festejar com ela e para ela, "bagunçar" com ela, dançar com ela os seus 50 aninhos.
Fica conosco a saudade, da amiga, da irmã, da companheira, daquela que alegrou muitos de nossos dias e consolou muitas de nossas lágrimas... Riu, gargalhou e chorou conosco... Quer mais amiga????
Agora, nossa oração a ajudará nessa primeira fase de transição e nossa saudade transformada em carinho, beijos, risos, pelas lembranças lindas por ela deixadas e pela oração pra cima, positiva como ela sempre foi, nos conservará sempre presente junto dela e ela junto de nós... Por quê?
Nossa ligação foi, é e será eterna.
Deus e nossa mãe Maria de Nazaré a recebam com uma magnífica festa. ELA MERECE!!!!!
Bertha

ELIANE , UMA LIÇÃO DE VIDA



Hoje eu gostaria de não postar essa página , mas o coração me obriga a fazê-lo, porque muito mais que uma simples página , é uma homenagem carinhosa que quero fazer a minha eterna amiga irmã e companheira ELIANE, que ontem atendendo ao chamado Divino partiu para outro plano.
Muitos anos alicerçaram a nossa amizade ,de tal maneira que nos consideravamos realmente irmãs .Ontem no entanto o destino não quiz que continuassemos por mais tempo a nossa trajetória , e Deus a levou Consigo.
Acompanhei passo a passo toda a sua luta , todo o dilema vivido entre a sua força de vontade em batalhar contra a terrível doença, e o otimismo com que encarava o seu amanhã sempre com um sorriso nos lábios e uma vontade imensa de não preocupar todos que a amavam.
Por incrivel que possa parecer muitas vezes foi Eliane que com sua garra e coragem levantou o meu astral quando me via em fortes crises de coluna, repetindo com seu modo jocoso : "Mulher ...levanta a cabeça , deixa de ser molenga" , mesmo sofrendo de uma doença que a consumia lentamente.
Eliane foi para mim , uma das mulheres mais fortes e resolutas que já conhecí em todos esses anos vividos . Excelente mãe, filha , amiga e carinhosa irmã !
Sua alegria era contagiante ! Seu espírito um eterno guerreiro !
Fiquei ao lado dela até o instante em que partiu !
Partiu , diga-se de passagem , daquela cama de hospital . Partiu do sofrimento que enfrentou por alguns anos. Mas do coração de quem a conheceu , Eliane jamais partirá . Ela ficará para sempre , porque Eliane era todinha feita de amor ,e o verdadeiro amor não morre nunca.
Um dia , é claro que voltaremos a nos encontrar , mas até que esse dia não aconteça ela continuará ( como sempre lhe dizia ) , a passear de bicicleta dentro do meu coração.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BAMBINA E DUDU



Relendo hoje o trecho que publico abaixo , digo de coração que em meio a tantos problemas que o cotidiano nos oferece ,eu possuo na minha casa essas duas grandes amiguinhas que compartilham com carinho das minhas alegrias e das minhas tristezas :
BAMBINA E DUDU !

ANJOS CANINOS

Existem pessoas que não gostam de cães.
Elas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas.
Ou, se tiveram, nunca olharam dentro dos olhos dele para perceber quem estava ali.
Um cão é um anjo que vem ao mundo ensinar amor.
Quem mais dá amor incondicional; amizade, sem pedir nada em troca;
afeição, sem esperar retorno; proteção, sem ganhar nada, e fidelidade 24 horas por dia?
Ah, não me venham com essa de que nossos pais fazem isso,
porque os pais são humanos, se irritam, se afastam...
Um cão nunca se afasta, mesmo quando agredido
vem cabisbaixo pedindo desculpas por algo que talvez nem tenha feito, lambendo nossas mãos, suplicando perdão.
Alguns anjos não possuem asas,
possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar aflito e carente.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros - aqueles com asas -e se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se.
Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A poesia que eu não escreví

Andei mares , terras , céus
Colhí flores , sofri espinhos .
Naveguei núvens de bonança
Turbulências e tempestades
E muitos versos nasceram das longas caminhadas
.
Quantas poesias perdí
por entre corações que não souberam entende-las .
E quantos aplausos recebi de mãos desconhecidas !

De repente você apareceu
como um verso escrito apenas para mim .
E como uma tonta , uma louca , uma criança talvez
Mergulhei na ternura do seu olhar e no sussurro das suas carícias .

Hoje entendo que mesmo depois do nosso adeus
Você foi exatamente aquela poesia que eu nunca consegui escrever.

sábado, 6 de agosto de 2011

Essa tal felicidade .............

“A vida apresenta poucas oportunidades para sermos felizes ( as vezes , apenas uma) e não devemos correr o risco de perde-la”

Parece até ironia que eu tenha um dia ( sei lá quando ) escrito essa frase numa velha agenda de muitos anos passados . Justo eu , que tantas vezes fui apresentada a sonhos maravilhosos, e oportunidades fantásticas para usufruir o melhor de uma felicidade ,e que por descuido ou absorção total com outras atividades , não só corri o risco de perde-la, mas perdi mesmo a chance de saborear esse momento chamado curto e eterno pelos poetas.
Quem sabe então eu nem tivesse tempo para entender o melhor de um simples instante!
Hoje , com tantos anos vividos , tantas experiências contidas na memória , fico a pensar o quanto somos egoístas quando jovens , acreditando que a felicidade tem que ser completa , e não aproveitada nos mínimos detalhes .

A impressão que tenho é , que quando escrevi um dia essa frase , eu não analisei calmamente o seu verdadeiro sentido. Fazer o que ?
Quando vivemos em plena primavera , a amplidão do nosso horizonte sempre nos parece cada vez maior , e assim deixamos inúmeras chances para serem aproveitadas no amanhã , e exatamente por isso quando o outono faz parte das nossas vidas , é que entendemos um pouco tarde, que perdemos realmente a oportunidade de um dia sermos felizes .