sábado, 30 de abril de 2011

QUE EU SEJA ...



Que eu seja assim criança tresloucada
Poeta , sonhadora , sem muitas fantasias
Sem o brilho falso da vaidade
Retrato nítido , as vezes rebeldia .!

Que eu faça versos nus , sem a roupagem
Dos retoques inúteis das entrelinhas
Que minha voz fale até bobagens
Mas que possua traços de energia .

Que eu escale montes de paixões
Me banhe em orgasmos de ternura
Que viva a luxúria dos amantes
Ou me afogue na hora do desejo
Porém que seja autêntica quando ame
Nem me envergonhe nunca qualquer beijo.

Que saiba suportar todo sofrer
Que seja avessa as regras do pudor
Mas seja sobremodo essa mulher
Que sabe amar o amor só pelo amor 1...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

JOGANDO PRO ALTO ( Socorro Moreira)



“Estou devolvendo os teus segredos
desacomodados na minha imprudência.

Estou jogando pro alto os meus desejos
Eles fogem dos teus , inconfidentes

Estou esquecendo o nosso adeus
O encontro foi ontem,
e eu nem me lembro...

Estou vivendo o meu amor diário
Meu confidente, meu usuário...
Rabisco, e ele permanece mudo
Não disca, nem atende ao telefone.

Sinto o vazio dos sonhos perdidos
Sinto falta às chamadas pro desconhecido

Acho que a felicidade gosta de cair nos buracos ...
Os meus estão desocupados!”

terça-feira, 26 de abril de 2011

UM NOVO DIA



Quando as coisas se quebram dentro da gente, mesmo que recolhamos todos os seus pedaços , não conseguiremos nunca recompor a sua essência.
O perfume se perde no ar , e a poeira da saudade se espalha nos quatro cantos do nosso coração.
É exatamente quando temos que entender que toda curva conduz a uma nova estrada , e que nas estações do tempo , o inverno vem seguido de uma brilhante primavera.
Se não temos mais condições de juntarmos os pedacinhos daquilo que foi quebrado dentro de nós , não custa nada investirmos na modelagem de uma nova imagem.
Afinal , somos os únicos construtores das nossas verdades e das nossas esperanças !

sexta-feira, 22 de abril de 2011

UM HOMEM CHAMADO JESUS







Um dia, um homem se dispôs a cumprir uma missão. A maior missão de amor e de verdade que até hoje o mundo conheceu.
E muita gente não aceitou sua proposta em construir nos mínimos detalhes uma passagem para que o amor sempre prevalecesse.
E foi zombado, caluniado, preso e crucificado.



Mas por onde andou, onde espalhou essa Missão, todas as suas sementes lentamente se espalharam, germinaram, e brotaram muitos e muitos frutos.
E mesmo depois de morto, esse Homem conseguiu o milagre da Ressurreição desse amor que tanto pregou aos mais endurecidos corações.
Já se vão dois mil anos que isso aconteceu!



E infelizmente o sofrimento , a angustia, o egoísmo , a vaidade e a maldade ainda perduram em muitos corações endurecidos.
Talvez por isso tenha sido escolhida uma data no calendário para que se festeje a Páscoa! Se festeje a ressurreição!
Não essa Páscoa com coelhinhos e ovos! Não essa Páscoa com envios de cartões coloridos e votos repetidos. Mas a Páscoa Ressurreição. A Páscoa que traz no seu verdadeiro significado, a finalidade de fazer renascer em todos os corações o amor abafado, a amizade e o companheirismo necessário a uma vida melhor e mais digna.
Que juntos possamos pensar melhor no sentido da missão Daquele Homem que não relutou em dar a sua própria vida para a construção de um mundo com mais FÉ e mais Amor!
Um homem chamado Jesus!



MEUS VOTOS DE UMA FELIZ PÁSCOA A TODOS AMIGOS E LEITORES !


segunda-feira, 18 de abril de 2011

EU NASCÍ ASSIM ...


Quem de nós não vive rodeado de lembranças ? Quem não se reveste diariamente em esperanças ? Faz muito tempo entendi que a esperança é o único sentimento dentro desse complexo chamado “ vida “, que se encontra no processo regressivo e no movimento progressivo do desejo de cada um Afinal o que somos senão peregrinos vindos de terras distantes onde fomos praticantes de virtudes e erros , onde cantamos as mesmas canções de hoje , e choramos as mesmas lágrimas de ontem. É pura insensatez , acredito , querermos penetrar o Universo daquilo que foi vivido e do que permanece agora , pois iríamos sempre voltar ao ponto de partida. . E é dessa maneira que costumo me situar dentro da própria vida . Sem análises, sem sofreguidão, ora destemida , ora preguiçosa , sem planos edificados , alheia aos caducos e falidos padrões impostos por regrinhas criadas por pessoas que se auto denominam de sábias , e que lá no âmago não passam de frustradas por culparem a vida da própria incapacidade em não saber vivê-la.

E dentro desse meu pensar e viver meio maluco, já deixei faz muito tempo de guardar mágoas ou colecionar erros cometidos . Quando me atiram tijolos, construo edifícios .

Quando me presenteiam limões , aproveito para fazer um gostosa limonada ! E assim nessa mistura do vivido, da verdade do hoje e com aquela pontinha de esperança para o amanhã , eu carrego na bolsa a minha carteira de identidade . E não tenho nenhuma inibição em mostrá-la a quem quer que seja . Ser reconhecida ou não como cidadã livre ,sem papas na língua , sem condecorações no peito , e sem vergonha de ainda sonhar .....cabe a cada um , a maneira de me aceitar . Eu nasci assim ....vou morrer assim ..... fazer o que ? .!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Minha amiga Socorrinho


Abro hoje esse espaço para homenagear a talentosa poetisa cratense Socorro Moreira , figura marcante no mundo dos versos... e como ela mesmo se define : “ Viajante no tempo. Olhos chapados . Coração alado”. E eu só posso endossar suas palavras , porque não existe outra definição para essa grande mulher. Conheci Socorrinho muitos anos passados , quando eu escrevia pequenos textos e poesias nos jornais aqui de Recife , e ela ainda garota vinha sempre passar as férias escolares na casa de um tio , nosso vizinho .O que eu achava curioso naquela menina era o interesse que ela possuía em ler tudo que eu publicava nos nossos matutinos , mostrando desde então ser fã incondicional de poesias. Um dia .... ( e como na vida da gente existe sempre ‘um dia” ), aquela simpática família voltou de vez para o Crato e eu nunca mais soube noticias daquela garota magrelinha que não largava meus escritos e não dispensava a minha companhia sempre que vinha a Recife. Quase 40 anos se passaram e por incrível que pareça a poesia através da Net , ocasionou o nosso reencontro. Hoje ,acompanho o seu blog “catadora de versos” e não posso negar que sou seguidora e fã de seus escritos . Moramos um pouco distante ( eu continuo em Recife , e ela no Crato ), mas sempre que possível nos encontramos ao “vivo”, e as lembranças de velhos tempos fazem parte dos nossos papos cotidianos. Socorro Moreira , mãe , avó, poetisa e minha grande amiga . Você merece hoje esse espaço no nosso blog ! Afinal , nossa amizade realmente conseguiu desafiar a lei do tempo e dos anos .

terça-feira, 12 de abril de 2011

UM NOVO VERSO


APAGUEI MAIS UMA PAISAGEM DA MINHA JANELA DE VIDA ( NEM SEI QUANTAS JÁ APAGUEI ) .

MINHAS PEGADAS VÃO FICANDO PERDIDAS NUM TEMPO QUE SE FOI...

ENQUANTO AS VERDADES ABERTAS TEIMAM EM ME FAZER CONTINUAR .


A ALEGRIA DO POETA FOI E SERÁ SEMPRE A ESPUMA DE UMA DOCE BEBIDA QUE DEIXA NO FIM UM SABOR DIFERENTE NA BOCA.


ENXUGO A LÁGRIMA E DIVISO NOVA PAISAGEM NO VASTO HORIZONTE ...

PRECISO IR EM FRENTE ...SEGUIR!

ESQUECER TALVEZ DE LEMBRAR, OU ATÉ LEMBRAR VEZ EM QUANDO O QUE DEVE SER ESQUECIDO...

NÃO IMPORTA!

UM SORRISO PARA O QUE SE FOI... E UM SORRISO PARA O QUE VIER.

NASCE ASSIM UM NOVO VERSO...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

RELÓGIO PARADO


Tem dias em que a gente amanhece como se tivéssemos dentro de nós, um imenso relógio parado , marcando uma hora qualquer de um momento também qualquer que aconteceu em nossas vidas . É como se diante de nós existisse um longo cais sem ancoradouro, com correntes e águas profundas ... Uma espécie de paisagem inerte refletida num céu nublado sem expectativa nenhuma de um tímido raio de sol. E ficamos parados, inertes como aquele relógio... Apenas um objeto pendurado na parede sem nenhuma função a desempenhar , a não ser emoldurar o silêncio. É quando mergulhamos então num mundo de lembranças procurando encontrar algum fato que nos traga a memória o dia exato em que aquele relógio parou. Abrimos nossos braços e não mais encontramos os abraços recebidos . Inclinamos cabisbaixos a cabeça a procura de um ombro onde repousá-la , e tombamos no vazio de mil lembranças .Nenhum voz a nos dizer uma simples frase que nos arraste daquele momento.Só o relógio mudo , sem vida . com seus ponteiros parados a nos fazer companhia ! Fazemos um esforço na memória , e imaginamos que ele tenha ficado mudo e quieto no momento em que foram desligados os ponteiros de algum sonho. De repente um tênue raio de sol entra pela janela acariciando meigamente o relógio fictício... Quem sabe esse novo calor não o impulsione a movimentar seus ponteiros .... Quem sabe ! Quem sabe também num outro amanhã,eu não volte a escutar mais forte os ponteiros já cansados do meu coração , e esqueça de uma vez por todas o momento em que ele ficou silencioso como esse relógio ilusório num velho muro carcomido rabiscado de tantas recordações .

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PALCO DA VIDA


Somos todos protagonistas dos mais variados espetáculos num teatro chamado vida .

Nunca sabemos o script que nos chegará às mãos . Cabe a um público desconhecido ou até mesmo conhecido os aplausos ou as vaias que iremos receber . .

Não adianta que recitemos o nosso papel cuidadosamente , porque dificilmente seremos elogiados .

Na platéia , somos assistidos por mil pessoas que curiosamente , sempre julgam que erramos em alguma coisa , e consequentemente não conseguimos agradar totalmente .

Quantas vezes não nos sentimos perfeitos no amor , na amizade , no rancor e na saudade !Mas quando é fechada a cortina e o show termina é que refletimos sobre as nossas falhas .

E entendemos que precisamos alterar , modificar , somar ou resumir nossas falas e gestos .E assim sucessivamente vamos participando dos espetáculos que a vida nos impõe. E o interessante é que enquanto vamos vivendo nesse grande palco as nossas mais variadas faces , não somos mascarados .Somos autênticos ,porque no instante em que nos apresentamos , sentimos e vivemos todos os sentimentos. Até hoje sinceramente não sei de quantos espetáculos participei.

Sei apenas que vivi intensamente todos os instantes de amor e lágrimas , de sorrisos e decepções . Muitos aplausos e vaias recebi nessa minha trajetória , mas nunca consegui mudar o script dos meus atos .

Quando falei de amor , falei com o coração e mergulhei fundo em todas as suas nuances. Quando chorei , fui protagonista sincera da dor .

Não sei quantos outros espetáculos me esperam no palco da vida !. Não imagino também quando fecharei de vez a cortina do meu tempo! Mas até que esse dia não chegue , continuarei nesse palco ilusório dentro da minha verdade , consciente de que na minha platéia sempre irão existir pessoas vão me amar por aquilo que eu sou , e outras tantas que me recriminarão pelos mesmos motivos . Afinal ..... é assim mesmo a vida ...e eu já me acostumei !