segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NÃO IMPORTA ...


Não importa a dor da saudade , se um dia existiu o verdadeiro amor.
Não importa o passar do tempo se soubemos colher todos os frutos na árvore da nossa juventude.
Não importa os anos que ainda teremos amanhã , se no nosso ontem saboreamos um a um todos os presentes.
Não importa o coração cansado pelo desgaste natural das coisas , se ele já pulsou imensamente todas as paixões vividas.
Não importa a lembrança de um beijo que partiu , se conservamos no nosso corpo o orvalho acontecido em muitas madrugadas.
O que importa mesmo , é termos a convicção de que não vivemos em vão , quando chegar o momento da partida .
Por certo noutras vestes e com novos rostos continuaremos os mesmos percursos de hoje , e quem sabe até não continuaremos a escrever uma história de amor que deixamos por acaso ou por ironia um dia inacabada !!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ENCONTROS


Inúmeros são os encontros existentes na vida de todos nós .
Encontros - esbarros que pouco ou nada significam, encontros sem planos e sem projetos, encontros furtivos de momentos de paixão , encontros inesperados que iluminam por algum tempo uma esperança e aqueles que marcam em traços profundos dentro do coração da gente , instantes eternos de felicidade .
Quantos e quantos encontros já aconteceram na minha vida. Abraços que ficaram , sorrisos que partiram , beijos que não secaram nos meus lábios , imagens apagadas, perfis com moldura de saudades ; tudo em forma de um encontro que aconteceu sem momento e sem hora marcada de existir , de viver e de partir .
Hoje trago no coração todas essas experiências que a vida me ofertou . Talvez por isso amo as rugas do meu rosto, e a neve que já caiu faz tempo nos meus cabelos.Possuo através do tempo muitas historias para contar ,porque a cada vez que abri a porta do meu coração para um novo encontro eu vivi o instante e o momento em que ele aconteceu.
Nunca analisei as várias maneiras que amei, julguei amar ou fui amada .
E essa certeza de não ter deixado lacunas ou pausas para vivenciar esses momentos que marcaram minha existência é o que moldou pra sempre as rimas e os temas das minhas poesias

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PENSAMENTOS MEUS .......



Relendo hoje um velho livro de minha autoria , escrito em 1987 , pensei em arquivar também aqui no blog , alguns pensamentos que ali deixei . .

E curiosamente observei como a vida é realmente um circulo vicioso. No hoje ou no amanhã ,estamos sempre a repetir gestos, falas e sentimentos que aconteceram no passado.................

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;

Existe sempre uma espera dentro de cada coração !
E nessa espera uma árvore chamada DEPOIS, composta de várias ramas .
Morremos a cada instante e renascemos a cada momento., enquanto a espera continua ...
Mesmo que o DEPOIS vá adiantando sempre
Mais e mais o seu passo .”

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Rabisquei a tua foto nos meus sonhos de criança ...
Sem imaginar jamais que um dia seria fotografada pelo teu amor ,
No instante em que fiquei completamente despida
Nos teus braços “.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Soltei o leme da minha embarcação
Sem temer a ofensiva do vazio ...
E fui te encontrar a minha espera
Trazendo no rosto o cansaço dos dias
Vividos sem mim” .

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;

Trago nos meus olhos uma imágem perdida
E nas costas uma mochila carregada de saudades ..
Mas mesmo assim , ainda sei acreditar no amor”.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SACUDIR A POEIRA .....


Entre as manias que possuo , uma delas é arquivar frases jocosas mas que quando analisadas encontramos um conteúdo fantástico .Hoje parei para refletir sobre essa frase que infelizmente desconheço o autor : “Por maior que seja o buraco em que você se encontre...pense que por enquanto ainda não há terra por cima ‘///.E é uma grande verdade !

Quem já não se sentiu sem ânimo, jogado as traças e aos cupins ?

Parece que todo lugar que pisamos escorregamos em alguma coisa que nos leva a um tombo , e mais uma vez nos sentimos feridos....Aí vem a revolta , a chateação, a descrença, a fé abalada, as lamúrias, a covardia em não querer mais caminhar , e aquele gostinho antipático de azedume no próprio ar .

Quem já não pronunciou para si mesmo essas palavras ; “ Eitha que buraco fui cair “.... E quanto mais nos convencemos dessa profundidade mais vamos encontrando pela frente cobras e lagartos que parece querer nos devorar tamanho o nosso pessimismo .

É quando a frase que citei acima nos impulsiona a continuar a jornada , isso porque o abismo que supomos as vezes ser unicamente nosso, não é o fim da caminhada. . Ainda não estamos na cidade dos que partiram nem vestimos por enquanto o manto da interrogação.

Temos muito para ver , carícias a serem ofertadas , braços a nos acolher.. E é nessa certeza que precisamos agarrar outros propósitos de vida, antes que um caminhão de areia caia realmente sobre nossas cabeças .

E assim , tropeçando aqui e acolá , ralando o corpo em urtigas ,quebrando o dedão do pé ou esfolando os joelhos, a gente tem que sair desse estado de espírito e acreditar que apesar dos pesares e dos escorregos , ainda possuimos muitas paisagens a nossa frente.

Afinal ; . ESTAMOS VIVOS !!!

E isso é o que mais importa ! Agora, é só sacudir a poeira .....e continuar ........

terça-feira, 17 de agosto de 2010

UMA LISTA COM MEUS SONHOS


Hoje tentei rabiscar algum poema , mas nem sempre a poesia senta ao nosso lado.
Resolvi então fazer uma lista ( talvez até pueril ) das coisas que gostaria de colocar para sempre na minha vida..


Começar todos os meus dias sorrindo mesmo que sem nenhum motivo especial.
Acalentar e acariciar uma lembrança bem gostosa no meu coração.
Não me esquivar do amor por medo de sofrer .
Sentir que posso num gesto de ternura ter o universo nas minhas mãos.
Pegar uma praia e deixar no meu corpo o sabor das algas marinhas.
Voltar no tempo e brincar mais uma vez num carrossel de cavalinhos.
Contar piadas e ouvir gargalhadas dos meus amigos.
Apagar as lembranças amargas , e entender o perdão.
Aprender a jogar todos os jogos que o destino me convidar a disputar.
Olhar no espelho e sorrir para a nova ruga que apareceu no meu rosto.
Contar estrelinhas no céu só para passar o tempo.
Ouvir aquele CD com músicas que marcaram fatos inesquecíveis.
Tomar um sorvete e comer pipocas no meio da rua .
Sentar num barzinho , pedir uma caipirinha e pouco me lixar com olhares indiscretos.
Reler os meus poemas , e lembrar os amores vividos em cada um deles.
Não negar um beijo a quem necessita desse gesto.
E agradecer cada vez mais a Deus ,
O dia , a noite , o sonho , a vida , a chuva e o sol que Ele sempre me ofertou!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

13 de AGOSTO ! CRENDICE POPULAR .


Crendices populares, ou superstições , como todos sabemos são histórias de coincidências que vão passando de geração a geração , ocasionando em muitas pessoas medos e desconfianças . Quem já não ouviu falar que cruzar com um gato preto dá azar ? Como se o bichano tivesse culpa da cor da sua pelagem .E ainda aquela crença de que uma vassoura colocada atrás de uma porta espanta uma visita desagradável ! E tantas outras crendices que na realidade não levam a nada.
Hoje , por exemplo é um dia que para muita gente traz presságios de feitiçarias, acidentes, mortes, doenças e outras superstições que se desenvolveram através dos anos e permanecerão vivas na crença de inúmeras pessoas .
Estamos exatamente no dia 13 de agosto que casualmente acontece numa sexta feira!
E eu me questiono : Porque tanta cisma com o mês , a data e o dia da semana ?
Para mim , nada tem a ver essa bobagem de acreditar que o numero 13 seja portador de infortúnio , isso porque enquanto nós alimentamos essa crendice , no Japão , na China e até na Finlândia o número portador de má sorte é o 4 ... e sinceramente não pesquisei nem fiz questão de saber o motivo de tal crença .
Por outro lado , os italianos possuem verdadeiro pavor ao número 17, enquanto que o número 13 segundo eles é o portador de boa sorte.
Isso sem falar que na Inglaterra , segundo a numerologia cabalística o numero 12 é o “enforcado’ no Tarot, e significa doença e estagnação. E como se nada disso bastasse , criaram até uma data para o fim do mundo que seria 21 de 12 de 2012.
É só viver pra ver !!!!
Quanto ao mês de Agosto, que na crendice popular é chamado de mês de desgosto, apenas porque alguns fatos marcantes na história ocorreram nos seus dias , também não acredito que nada tem a ver com essas superstições , porque grandes catástrofes que abalaram o mundo não aconteceram no mês de Agosto, tais como as duas guerras mundiais que aconteceram , a primeira no mês de julho, e a segunda no mês de setembro, além do naufrágio do Titanic ( ocorrido num mês de abril ) e mais recentemente o ataque as Torres Gêmeas , acontecido no mês de setembro .
Sinceramente , essas crendices e superstições não me abalam absolutamente em nada , porque se assim o fosse , eu ainda teria medo da “mula sem cabeça”, do ‘papa-figo”, do saci-pererê”, andaria com uma figa no pescoço, amuletos dentro da bolsa , e um “pé de coelho” pendurado no chaveiro.
Um bom dia para vocês com Deus no coração !
ESTE REALMENTE É O NOSSO MAIOR AMULETO PARA TODOS OS DIAS !

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TARZAN - O HEROI DA MINHA INFÂNCIA


Que não lembra os velhos filmes de Tarzan ? Aqueles que eram um verdadeiro chamativo para a gurizada , e que nas matinês dos cinemas de subúrbios tinham suas casas lotadas ...
Pois bem, ontem dei uma parada no tempo e assisti dois velhos filmes ainda em preto e branco vividos pelo grande herói e defensor da selva e dos animais , fruto da imaginação e criação do escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs , e protagonizado pelo então atleta e campeão de natação Johnny Weissmuller .
Com roteiro simples , poucas falas , essa figura imaginária do Tarzan , ainda hoje é considerada talvez como o maior mito do século XX na história da sétima arte, e nenhum outro ator foi capaz de interpretá-lo melhor que Johnny Wessmuller , jovem nascido na Romenia , cuja família emigrou para os Estados unidos quando ele tinha apenas 7 anos de idade . Apaixonado por esportes , carregou na sua bagagem 67 recordes de natação, além de dezenas de medalhas e demais premios .
Na década de 30 foi convidado para atuar no cinema , onde imortalizou o personagem Tarzan,, se transformando então no Herói das Selvas, e porque não dizer , o herói da minha infância .
Sempre acompanhado da sua Jane , e do garoto Boy, Tarzan teve também por parceira a macaca Chita , que arrancava risos da meninada em todos os filmes que o Johnny protagonizou .Aliás , poucas pessoas sabem é que este símio é na realidade um macho, mas por exigências do roteiro ele teve que ser tratado como uma macaca.Atualmente Chita tem 78 anos de idade , idade que é raríssima em sua espécie ,enquanto que o seu “ dono” morreu em 20 de janeiro de 1984, em Acapulco, México, vítima de um edema pulmonar.
Hoje , do galã das selvas , resta apenas os velhos filmes e uma pontinha de saudade da minha infância e das matinês num velho cinema do subúrbio onde nasci
.

domingo, 8 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS


Hoje 8 de agosto dia dedicado aos Pais ,e se o meu fosse vivo é lógico eu teria um abraço especial para ele .
Amanhã 9 de agosto , mais outro dia que eu festejaria muito : data aniversária de minha mãe .
Poxa como seria bom se ambos ainda estivessem comigo , mas partiram já faz alguns anos para o mistério dos mistérios.
Não pretendo no entanto alimentar saudades ou lembranças tristes .
O tempo que Deus designou para vivermos juntos, um dia chegou a sua etapa final .
Eles se foram , e eu fiquei !.
Fiquei com as lições que me deixaram , com a coragem que sempre me ensinaram , com a aceitação para desfrutar as alegrias e os maus momentos que a vida venha a me oferecer.
Parabenizo hoje você Pai , pela passagem do seu dia .!
E beijo com muito carinho a sua lembrança mamãe ,por seu aniversário que acontecerá amanhã.
E deixo aqui uma rosa para vocês !
Da ROSA que jamais os esquecerá .

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EU SEI QUE VOCÊ SABE ... ( Márcio Kursk)


Amo ler coisas bonitas ..Palavras que saem do fundo da alma de quem as escreve , e que se espalham com aromas de poesia por entre os corações .Parabenizo Marcio Kursk autor desse poema que transcrevo hoje com carinho para vocês .

EU SEI QUE VOCÊ SABE

EU sei que você sabe que eu te amo,
eu sei também que você sabe que eu te daria o mundo,
porque você sabe que o mundo pra mim
não é nada sem você.
EU sei que você sabe que eu te daria o céu
onde moram os anjos lindos como você.
porque o céu é o seu lugar.
EU sei que você sabe que eu dançaria na chuva
gritando para todos que te amo...
Eu sei que você sabe que eu sei
que jamais amarei alguém como te amo.
porque como o mar jamais encontra o horizonte
eu sei que você sabe tudo isso.
Então eu vivo esse amor platônico
tentando me enganar que você também me ama,
e sigo te amando sob a chuva que cai
procurando com a chuva disfarçar as lágrimas
que rolam pelo meu rosto incessantes e tristes.
EU sei que você sabe... eu sei...

(Marcio Kursk)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

INEZ , MINHA AMIGA DE PIRACICABA


Muita gente comenta que amizades virtuais ( aquelas que são iniciadas em salas de bate-papos) dificilmente são duradouras , principalmente quando uma ou outra pessoa se afasta do convívio. Discordo totalmente desse tipo de pensamento, porque fui assídua por muitos anos dessas salinhas e ali fiz amigos maravilhosos., pessoas que pela maneira sincera de escrever, pelo modo simpático de nos tratar , nos cativaram de tal modo que hoje através do msn , de um telefonema ,ou coisa que o valha , permanecem vivas em nosso coração e no nosso contato..
Inez , é uma dessas pessoas para mim.! Freqüentamos durante muito tempo a mesma salinha , ( isso já faz uns dez anos), e sempre mantivemos um papo agradável, produto de uma amizade que se solidificou pouco a pouco com o tempo.Lembro que costumávamos colocar músicas naquela sala , e foi através de Inez que comecei a gostar de musicas sertanejas , e em particular da dupla Bruno e Marrone .E assim ouviamos músicas noite a dentro , brincando , falando sobre nossas vidas , e sobremaneira respeitando conselhos ou opiniões.
Vale ressaltar que residimos bem longe uma da outra ; eu em Recife , ela em Piracicaba .
Mas um dia o destino resolveu que nos encontrássemos pessoalmente . Inez veio conhecer a minha terrinha e tivemos a enorme alegria de trocarmos um grande abraço.Com grande carinho a recebemos em nossa casa , e fizemos alguns passeios na minha cidade . Hoje recebo sempre seus recadinhos no meu blog .... e aquela amizade acontecida numa salinha de bate papos vem demonstrar perfeitamente que quando há sinceridade num sentimento , não existe distancia nem tempo para destruí-la.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MINHAS CADELINHAS BAMBINA E DUDU


Possuo duas cadelinhas . Adoro ambas .

A pretinha é a Bambina , uma lhasa ., nascida no dia 24 de novembro de 2001 e adquirida por mim num canil exatamente no dia 31 de dezembro do mesmo ano .

Na verdade , quando fui procurar uma cadelinha para comprar , eu não tinha preferência por nenhuma raça, e entre tantos animais que aí se encontravam não foi ela a minha escolhida a primeira vista. Lembro bem que já estava praticamente acertado todos os detalhes da compra de outra , quando olhando para um recanto de uma parede observei que outro animalzinho acompanhava todos os meus movimentos., parecendo querer vir também para meus braços ....e até hoje não sei explicar a minha mudança repentina em trocar a então escolhida , por aquela pretinha que parecia pedir que a trouxesse comigo .

Tomei então conhecimento pelo dono do Canil , que aquela cadelinha escolhida ,possuia pedigree, e que já era registrada no Kennel Club com o nome de “Angel “.Isso pouco fiz caso , porque a partir de então ela viria morar comigo e seria batizada por Bambina .
De temperamento brincalhão , nos seus primeiros anos,Bambina estragou moveis, almofadas, roeu sapatos ,sandálias e arrancou até botões de blusas que estivessem ao seu alcance.Hoje apesar de adulta ,ainda brinca bastante com bonequinhos de pelúcia , e faz verdadeiro estardalhaço quando eu chego em casa ( mesmo que minha ausência seja somente por 15 minutos).
Mas ,bem diferente da chegada de Bambina a minha casa , foi a chegada da pequenina Dudu, que encontrada vagando pelas ruas , maltratada, magrinha e faminta , foi recolhida por minha irmã e recebida com muito carinho também por nós .
Fiquei penalizada com o estado que a cadelinha se encontrava , mostrando claramente que muito tinha sofrido perambulando por praças e avenidas . E qual não foi nossa surpresa quando ao levá-la ao veterinário, tomamos conhecimento que essa cachorrinha abandonada era da raça Pequinês legìtima e como é sabido , a raça pequinês se encontra atualmente quase em extinção no mundo canino .A sua idade , foi então calculada pelo veterinário de aproximadamente oito meses .Minha irmã resolveu chamá-la de Duquesa, mas eu achei um nome muito grande para uma cachorrinha tão pequena , e resolvi abreviar para Dudu.
De início a Bambina pareceu não se adaptar com a nova moradora , mas em pouco tempo foram se tornando companheiras inseparáveis . Hoje estão sempre lado a lado dividindo até os brinquedos de pelúcia na hora da brincadeira .
Amo demais essas duas cadelinhas, e não importa que uma possua pedigree, e que a outra tenha sido recolhida das ruas .

O que importa mesmo é que recebo muito amor dessas pequenas companheiras . E ambas merecem esse recanto no meu blog.

domingo, 1 de agosto de 2010

AINDA É TEMPO .....


Encontrei hoje casualmente um velho companheiro dos meus tempos de radialista .
Sempre foi o cara mais brincalhão e maluco do pedaço.Nunca ninguém até hoje ousou dizer que ele seja um sujeito chato e que as suas tiradas irônicas e as constantes piadas tivessem causado qualquer tipo de constrangimento a quem quer que fosse.
Depois de um longo abraço começamos a jogar conversa fora , e qual não foi a minha surpresa quando ele me falou de companheiros que tinham morrido. No começo pensei que fosse brincadeira , mas logo entendi que era a mais pura realidade.
Poxa ! Em menos de um ano, nada mais , nada menos que cinco velhos companheiros partiram. Fiquei meio triste com a noticia , mas ele observando meu olhar , falou bem sério : “
A coisa tá feia, baixinha!Afinal a nossa turminha tá partindo sem nem dizer adeus ...” Não contive uma gargalhada .. E assim mudamos o assunto .
Tão logo nos despedimos , comecei a pensar nas palavras do meu amigo . Pavor de morrer , sinceramente , não tenho . O que eu tenho é um grande receio de sair dessa vida , deixando tanta coisa incompleta , por desleixo , falta de tempo ou até mesmo por burrice .

Joguei fora tantos poemas inacabados , vivi tão rapidamente momentos que poderiam ser eternos , falei tanta bobagem na hora errada , e calei em tantos outros em que tive a oportunidade de falar ...cheguei ao absurdo de me importar até com opiniões alheias simplesmente porque temia olhares de censuras .,....

E o que lucrei ? Praticamente pouca coisa .Hoje realmente pouco estou me lixando em ser chamada de “tia “ ou avó . A impressão que tenho é que os cabelos brancos me deixaram mais livre .. Atualmente , não cumpro nenhum ritual por obrigação ou exigência da sociedade. E só lamento não ter agido assim , quando não tinha por companhia uma artrose e uma neuropatia que me limita bastante ... isso sem falar das hérnias de disco, e uma labirintite que me faz as vezes ver o mundo de cabeça pra baixo. Mas ...não pretendo parar no tempo e sim me convencer de que ainda tenho tempo .


Que se danem as lordoses e as mialgias , que venham as crises de labirinto e as claudicações , que eu vou tirar de letra . Tenho certeza absoluta que ainda vou terminar aquele poema inacabado , e vou viver mais intensamente tudo que deixei até hoje de fazer , dizer e sentir . .