quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Caminhando sempre


Existe muita gente que sofre de paralisia no passado. Crentes que estão no mesmo lugar de onde começaram. não avançam, não progridem, não crescem, não prosperam. Alguns até regridem, voltam, sucumbem a maldição de um viver que ficou em algum lugar que existiu. Ontem passei pelo subúrbio onde vivi minha infância e depois de tanto tempo me pareceu por momentos ver as mesmas pessoas nas mesmas esquinas.E um rápido toque de saudade veio a minha mente ., mas logo depois refletí que o apego ao passado é o maior empecilho para que se feche os olhos a uma esperança por mais simples que seja.Afinal o que fez parte do ontem é uma etapa que foi vivida e que infelizmente não pode hoje ser mais reconstruída .. Minha infância está muito longe , minha juventude também , no entanto faço questão de ver o meu rosto marcado por rugas , mas nunca desgastado por sombras do passado.
..São tantas as pessoas para quem a vida passou e elas ficaram ali, do mesmo jeito, no mesmo lugar, responsabilizando o destino por tudo aquilo que lhes aconteceu no dia a dia .. Não tiveram um gesto , não tentaram reconstruir seus sonhos ,não acreditaram no seu potencial, não procuraram arrebentar os muros da solidão , deixando que os dias , os meses e os anos transcorressem como algo que foi traçado e que não pode ser modificado.É bem verdade que muitos fatos acontecem nas nossas vidas, e que não podemos evita-los, mas chorar lágrimas constantes em noites escuras, é proibirmos que enxerguemos que existe sempre um sol escondido atrás de cada nuvem na madrugada seguinte. Se tudo “ está escrito “ como afirmou o Krhisnamurt , ainda assim temos que lutar usando sempre novas armas para que não sucumbamos diante da primeira batalha .Salustio um dia afirmou que :” O homem é o arquiteto do seu próprio mundo” , e de nada vale a pena colocar mágoas e dissabores no imaginado traçado da vida , quando na verdade o nosso inferno e o nosso céu estão dentro de nós mesmos. Eu seria uma mentirosa se dissesse que não sinto saudades de muitas coisas que aconteceram no meu passado, mas não culpo o destino ou seja lá o que for , se hoje já não as possuo.Talvez eu não tenha sabido conserva-las , vive-las melhor ou até as destruí... Afinal moldar o nosso mundo , construir os nossos edifícios, plantar as nossas árvores , são responsabilidades apenas nossas , e aceitemos ou não temos diariamente aberto a nossa frente o nosso livro de vida .E cabe a cada um a historia que vai ser escrita !

domingo, 16 de agosto de 2009

SABER ENVELHECER


Será que eu envelheci com o passar do tempo? Será que depois das rugas e dos cabelos brancos eu aprendi que amadurecemos realmente através das dores e das lágrimas ? Será que os meus erros vividos serviram fielmente de lições, ou eles foram apenas experiências que eu precisava sentir e vivê-las ?? Muitas vezes me faço esses questionamentos e chego a conclusão que é o próprio contexto do nosso viver que diariamente nos faz ver novas paisagens, traçando até um novo perfil no espelho da realidade., e sem querer vamos sentindo que não temos mais espaço para nos apegarmos a bobagens , briguinhas atôas , rancor exagerado, remoer mentiras escutadas ou as tantas crenças que um dia nos prendemos . É quando eu sinto realmente que envelheci ! Envelhecí com as experiências , mudei através das decepções ,através das lacunas que não procurei preencher, através das mentiras que ouvi ,das traições que sofri .e até dos momentos de paixão ou luxuria que desfrutei . . E esse envelhecimento me deixa feliz. . Feliz porque sinto que esse tempo se constitui numa liberdade que jamais conheci.Feliz também porque vejo melhor no mundo pessoas especiais que merecem minha ternura e o meu amor . Envelheci feliz porque sinto que ainda tenho mãos fortes para construir novos canteiros de esperanças,e mais feliz ainda porque nesse amadurecimento encontro hoje muito mais tempo para me amar e me tornar uma pessoa melhor .. E nessa escola dos anos , das rugas , do tempo e da vida eu não posso nem tenho o direito de mentir afirmando que sou hoje a mesma mulher que fui ontem. Eu envelheci é verdade , mas não me enclausurei em idéias passadas , nem me assusta o novo. .Não estagnei no que conheci ou naquilo que aprendi , mas abro os braços e lido com serenidade as inovações do processo natural da vida . E cada dia que passa reconheço que mesmo não vivendo hoje os verdes anos de ontem, ainda tenho muito a aprender nesse tempo que bem posso chamar de envelhecimento feliz!

domingo, 9 de agosto de 2009

A POESIA DE FERNANDO PESSOA


Considerado um dos maiores poetas da Lingua Portuguesa , Fernando Pessoa teve o seu valor comparado ao de Camões e juntamente com Pablo Neruda , foi um dos mais representativos poetas do século XX..Lí certa vez que "nada na sua vida foi surpreendente — nada, exceto os seus poemas". ..E de tudo que li deixado por ele , transcrevo hoje o que ( na minha humilde opinião) foi o mais lindo e verdadeiro momento de reflexão já analisado na pena de um poeta .
Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência.Às vezes, usa a raiva para que possamos compreender o infinito valor da paz.Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono.Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do despertar.Outras vezes usa a doença, quando quer nos mostrar a importância da saúde.Deus costuma usar o fogo,para nos ensinar a andar sobre a água.Às vezes, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar.Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a importância da vida.”
Fernando Pessoa

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MORRE A "JANE" DE TARZAN.


Aos 92 anos morre na California a musa que fez parte não apenas da minha infância , mas da infância de todos nós que eramos fãs do personagem JANE nos velhos filmes do homem das selvas: “BRENDA JOYCE”., jovem bonita e corajosa, a amada do herói Tarzan . Brenda Joyce, era o nome artístico de Betty Labo, atriz que ao lado do ator Jonny Weissmuller viveu vários filmes , sempre retratando fielmente o amor de uma jovem da cidade , que abandona a civilização para viver na companhia de um homem que luta pela paz e pela vida dos animais , na floresta onde foi criado . Quando deixou o cinema , após a gravação do seu ultimo filme como JANE , Brenda trabalhou por mais uma década , ajudando estrangeiros a encontrar trabalho e alojamento.Seus ultimos anos foram vividos num lar em Santa Monica , onde era bastante querida , e conhecida por todos como a eterna Jane de Tarzan. Entre outros filmes da carreira de Brenda Joyce estão : «Tarzan e as Amazonas», «Tarzan e a Mulher Leopardo», «Tarzan e a Caçadora», «Tarzan e as Sereias» e «Tarzan e a Montanha Secreta».Na foto Brenda e Weissmuller numa cena de um de seus filmes que marcaram uma época.

sábado, 1 de agosto de 2009

JANGADAS ... SAUDADES ...


Gosto de ficar olhando as jangadas que retornam do alto mar quando o sol começa a desaparecer no horizonte. É uma paisagem natural das nossas praias aqui no Nordeste, mas que nunca deixou de ser um deleite para meus olhos e meu coração.Fico observando aqueles homens bravios de pele queimada pelo sol, retirando das jangadas em velhas redes os peixes que depois de vendidos irão alimentar seus lares e seus sonhos.Em todos o sorriso feliz por mais uma vitória daquelas aparentemente frágeis embarcações na luta pela sobrevivência no misterioso mar azul.
São muitos os jangadeiros espalhados pelas praias de todo o litoral nordestino.. Considerados os últimos heróis do mar,eles insistem teimosamente em conservar seu rude e romântico ofício, em Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará, mantendo esse processo de trabalho já herdado de seus pais e avós , na certeza de que filhos e netos prosseguirão o trajeto de vida que escolheram .Hoje olhando essa paisagem que tanto admiro , lembrei um amigo jangadeiro que conheci quando jovem na Ilha de Itamaracá , o Manoel., e com ele fiz muitos e muitos passeios em jangadas desfrutando as belezas que o mar nos oferece. No começo tive um pouco de medo em seguir rumo o alto mar naquela embarcação a vela , movida pelo vento e tendo um remo como leme, mas com o passar do tempo me acostumei. E na companhia do jangadeiro Manoel , curti momentos felizes, sentindo o sol queimando minha pele, desfrutando uma brisa amena e ouvindo as histórias que ele contava ( na época ele já deixara de pescar , e usava a jangada apenas para passear com turistas que visitavam a ilha ). Um dos mais belos passeios que fiz com o Manoel , lembro bem , foi quando ele me levou até a chamada “zona dos corais” localizada entre alguns “bancos de areia” onde se podia perfeitamente em águas super tranqüilas e rasas , mergulhar e desfrutar um gostoso banho de mar .Poxa quantas lembranças dentro de mim ! Vídeos tapes do passado, recordações emolduradas por mar , jangadas, sol, céu azul, uma juventude que já vai longe ... e tudo assim tão de repente e suave como o bailar dessas jangadas que após um dia de luta , se deitam com velas enroladas para descansar ao cair da noite na branca areia .Pouco a pouco os jangadeiros se dispersam em direção á suas casas e o sol começa a desaparecer também no horizonte. Aceno para cada jangada já adormecida e volto lentamente para casa.
Na minha mente ainda recordações de um passado que não volta mais. No coração,saudades mergulhadas num mar azul, onde a lua dentro de mais algumas horas espalhará o seu brilho , contando por certo para outras pessoas , historias que já não são minhas.